Como construir um jardim no terraço

Se você mora em uma área urbana, pode pensar que ter um jardim no terraço é uma meta que nunca será alcançada. Se assim for, você não está apenas pensando alto o suficiente! Mais e mais comunidades estão encorajando os seus residentes a plantar jardins nos terraços, ou telhados verdes, como eles são às vezes chamados. Os benefícios psicológicos e ambientais dos jardins de telhado são inúmeros. Jardinagem pode ser calmante e relaxante, que, por sua vez, reduz a incidência de doenças relacionadas com stress. Também é benéfico para o ambiente, especialmente nas áreas de zonas urbanas. Adicionar um telhado verde para a sua casa, apartamento ou prédio pode diminuir o escoamento superficial da água durante uma tempestade, reduzir os riscos de incêndio, ajudar a diminuir os custos de aquecimento e refrigeração, e controlar os poluentes da água da chuva. Além disso, um jardim no terraço pode melhorar a qualidade estética de um edifício . De fato, muitas comunidades têm agora portarias que exigem uma certa percentage de construções novas, com telhados verdes.A primeira consideração quando você construir um jardim no terraço é o telhado em si. Seu teto deve ser razoavelmente plano e ter algum tipo de acesso. Afinal, você não poderá usufruir do seu jardim, se tiver de subir uma escada, toda vez que você quiser olhar para ele. Tem também de ser capaz de suportar um peso maior do que o normal. Solo molhado pode pesar mais de oitenta libras por pé quadrado. Se o seu telhado não pode apoiar esta grande peso, você ainda pode ter um jardim no terraço, mas você 'terá de colocar a jardinagem em recipientes, ou estruturalmente alterar a sua casa.

•   Se o seu telhado passar estes três primeiros critérios,  você precisará ter certeza de que ele tem uma membrana à prova d'água. Caso contrário, você pode acabar com um teto muito molhado em sua casa! Dois materiais impermeabilizantes mais comuns que são usados são folhas de borracha termoplásticas e asfalto. Lembre-se de que você vai querer uma membrana extremamente durável, de modo que você não tenha que desenterrar todo o seu jardim para substituí-lo dentro de alguns anos.


•  Uma vez que determinou que seu telhado é capaz de manter um jardim, você precisará considerar o seu clima. Se você estiver em uma área urbana com muitos edifícios altos, sua construção pode ser parcialmente ou na maior parte sombreada por uma boa parte do dia. Você vai precisar  considerar esta opção quando plantar. Se o seu telhado esta exposto à luz solar direta durante grande parte do dia, pode ser muito mais quente do que lá  no terreno. Essa também pode secar as plantas que você escolher, como podem prevalecer os ventos nos terraces  mais elevados. Muitas plantas que são tolerantes a seca vão estar melhor quando plantadas em cima de telhados.Agora que você sabe que tipo de plantas que você precisa para plantar, pense sobre que tipo de jardim que você gostaria de ter. As possibilidades são limitadas apenas por sua imaginação. Qualquer tipo de jardim que pode ser plantado em terra normalmente pode ser um terraço ajardinado, apenas em tamanho reduzido. Jardins em pequenos espaços podem ser especialmente apropriados. Se você precisar de algumas ideias, compre um livro sobre pequenos jardins em um pequeno espaço. A maior parte deles pode ser plantado em telhados, também. Existem também muitos livros que tratam especificamente da telhados verdes.

•   Ao plantar seu jardim no terraço, você terá que prestar especial atenção ao material que você usa. Potes de plástico são mais leves que os de argila ou terra Cotta. Se você quiser usar pedras para paisagem em seu jardim, você precisará usar aqueles que são feito de fibra de vidro composto, em vez da real. Em geral, tente utilizar materiais leves para reduzir a tensão sobre o seu telhado.

Agora que você já tiver feito o seu perfeito jardim, ocupe-se plantando e divirta-se!