Como comprar rodinhas para móveis

Pode ser difícil mover os móveis pela casa, especialmente se você é uma das pessoas que gosta de freqüentemente mudar os móveis para criar novas disposições dentro de sua casa ou escritório! Fora as cadeiras, que são fáceis de levantar e carregar, não consigo pensar em nenhum outro móvel no qual você não tenha que se esforçar um pouco para mudar de lugar. Além do mais, e os danos que arrastar os móveis gera no chão ou as batidas acidentais nas paredes e etc?

Então, como resolver este problema? A resposta é uma só palavra, “rodinhas”! Rodinhas são pequenas roldanas ou deslizadores que são fixados nos extremos dos pés das cadeiras ou nas superfícies inferiores de outros tipos de móveis. Originalmente usadas em cadeiras, as rodinhas podem ser fixadas em qualquer outro móvel, o que permite fácil movimentação, sem arranhar ou arrastar pelo chão. Aqui estão algumas informações para ajudar a conhecer e comprar as rodinhas para os móveis.

  • Tipos de rodas para móveis. As rodinhas para móveis são manufaturadas como rodas ou “planadores lisos”. As rodinhas podem ser categorizadas como únicas, duplas ou rodinhas em formato de bola. Se o móvel for movimentado com freqüência, então usar as rodinhas é a melhor opção, enquanto os “planadores” são usados para balanço e estabilidade do móvel e outros equipamentos que não são movidos com freqüência.
  • Combinando as rodinhas com os móveis. O peso e a superfície do móvel são os principais determinantes quando decidindo qual tipo de rodinhas para os móveis serão comprados. Os móveis compactos e leves – uma cadeira ou carrinho – necessitam de não mais do que quatro rodinhas únicas. Outros móveis maiores e mais pesados precisam de rodinhas duplas ou em formato de bola, que distribuem o peso pela superfície inferior, gerando estabilidade e possibilitando movimentação.
  • Materiais das rodinhas. As rodinhas para móveis e outros tipos de rodinhas são feitas de diferentes materiais, dependendo da finalidade para qual elas serão usadas – industriais, coisas únicas, etc. Geralmente, as de borracha, nylon e poliuretano são usadas para móveis de casa, escritório e coisas únicas, das quais as de nylon podem ser usadas em pisos cobertos ou com carpete somente. As rodinhas feitas de aço são usadas para superfícies ásperas ou em áreas de muito calor ou umidade.
    Listados abaixo estão alguns exemplos de quais rodinhas de móveis são usadas para quais tipos de chão...
    • Rodas simples de borracha: chãos de madeira conífera ou de lei, azulejos, mármore, lineóleo, etc.
    • Rodas de nylon: chãos de carpete ou opacos
    • Poliuretano: todos os tipos de chão exceto madeira conífera, chão de vinil ou superfícies de concreto pintado
    • Rodinhas de aço ou outros metais: superfícies de piso ásperas, piso industrial, superfícies ásperas como macadame, etc.
  • Onde comprar. As rodinhas de móveis podem ser achadas em lojas de material de construção, de muitos móveis e decoração de interiores como a Home Depot, Sears e etc. Alguns manufatureiros também vendem diretamente para os clientes; caso contrário, você pode procurar distribuidores ou ir em vendas de atacado. Finalmente, sempre há a internet, onde você pode procurar em catálogos de manufatureiros e até encomendar rodas customizadas para combinar com sua decoração do ambiente!


Simplesmente, mantenha as informações acima em mente quando você for comprar as rodinhas e assim você não terá problemas!