Como comprar parreiras: Cultivando e cuidando de parreiras

As parreiras são plantas vigorosas que crescem rapidamente e produzem frutos aos milhares. Existem literalmente centenas de variedades de uvas, e estas podem ser consumidas in natura, secas para produzir uvas passas, industrializadas para a produção de geléias e doces cremosos de uva, transformadas em sucos, ou fermentadas para a produção de vinho. Conseguir parreiras para produzir uvas com bastante polpa e suco pode ser uma tarefa bem árdua, e o processo todo começa com a escolha das parreiras certas para o espaço de que você dispõe para o cultivo. Embora seja bastante difícil ás vezes, qualquer um pode aprender como produzir deliciosas uvas, através da obra My Grape Vine.

Você pode comprar mudas de qualquer loja de plantas, ou de algumas lojas de artigos para jardinagem. Os preços variam conforme o tipo de uva que a videira deverá produzir. Adquira as suas parreiras depois de preparar o espaço para o plantio, de maneira que você possa transplantá-las para o terreno logo em seguida. É importante que você compreenda tudo o que faz parte dos cuidados com o parreiral, antes de comprar os pés. Antes de você fazer a sua compra, veja abaixo algumas das coisas que deverá considerar quando for comprar as mudas do parreiral.

  1. Espaço - As parreiras precisam de bastante espaço para crescer. Para cada pé que plantar, você precisará de mais ou menos 20 cm x 20 cm de espaço para permitir aos pés se expandirem e produzirem frutos. Assegure-se de dispor de uma área muito grande, que você tenha limpado, antes de plantar os pés de parreira.
  2. Iluminação solar - É absolutamente imperativo que o local que você escolher para plantar o seu parreiral receba luz solar em profusão; pelo menos oito horas por dia de sol completo. Você deve ter certeza de ter o clima certo para cultivar parreiras, porque o clima afeta inteiramente a maneira como as suas uvas se desenvolverão.
  3. Período de crescimento - A maioria das variedades de uvas precisará de um período de crescimento de pelo menos 140 dias, livres do risco de frio intenso. O período exato de crescimento dependerá do tipo de parreira que você plantar, assim, leia os rótulos e informe-se com seu fornecedor de mudas para saber quais variedades se desenvolverão bem em seu terreno.
  4. Solo - As parreiras devem ser plantadas a uma profundidade de cerca de 7,5 cm, em solo rico e bem drenado. O solo deve ser arado antes do plantio; e, se você está planejando utilizar fertilizantes ou compostagem, terá que aplicá-los profundamente em toda a área do plantio, porque as raízes das videiras se espalharão muito rapidamente nos dois primeiros anos após o plantio.
  5. Tempo - As parreiras darão flores rapidamente após o plantio, mas não produzirão frutos por três ou quatro anos, dependendo do tipo da uva. Você pode acelerar este processo em um ano, se adquirir mudas de videiras com raízes, nos viveiros ou em lojas de artigos para jardinagem.
  6. Variedade - As uvas podem se apresentar em diferentes cores, tamanhos e sabores. Escolha cuidadosamente. considerando o clima em que você vive e o uso que dará às uvas. Se você tentar cultivar uvas que não são recomendadas para a sua região, certamente ficará frustrado com os resultados. Peça a entidades locais, que dão orientações para assuntos rurais, recomendações acerca do assunto.
  7. Conservação - Você precisará passar muito tempo cuidando do parreiral, quando os pés começarem a crescer e se desenvolver. Espalhar pesticidas, podar as videiras à medida que crescem, colocar treliças e fixar as videiras a estas, colocar redes nos frutos para protegê-los dos pássaros, são apenas algumas das tarefas que o seu parreiral exigirá de você.
  8. Propósito -  Se você está cultivando uvas para fazer vinho, há uma grande quantidade de conhecimentos extra que devem acompanhar este empreendimento. As uvas devem ser colhidas no tempo certo e exato, para que se obtenha os graus desejados de acidez e açúcares, por exemplo. Para usar as uvas frescas, ou em geléias e conservas, escolha variedades sem sementes e com níveis mais baixos de acidez. Confira os rótulos nas videiras, ou peça a um especialista por noções e sugestões sobre as melhores variedades a escolher para as suas finalidades pretendidas.
Cuidar de um parreiral é uma atividade que pode exigir bastante trabalho e esforço de sua parte; assim, pesquise tudo o que puder sobre o cultivo e a poda das parreiras, antes de começar. Se você tem o espaço, tempo e a paciência necessários para cultivar um parreiral, ao final será recompensado com belas fileiras vicejantes de videiras e cachos de frutos, deliciosos, e diversas tonalidades de rubi. Sem a menor sombra de dúvida, vale o esforço.

Precaução.
  • Tenha a certeza de que as suas parreiras são apropriadas para o clima em que você se encontra e a área de plantio que você tem disponível, ou certamente ficará desapontado com os resultados.
  • Videiras e uvas precisam de grandes quantidades de cuidados, especialmente para manter pragas e animais longe.
Dicas rápidas.
  • Compre mudas de videiras com raízes, para eliminar um ano do seu tempo de espera pelos frutos.
  • Parreiras cortadas e secas podem ser usadas para fazer cestos, grinaldas e outros artigos para decoração doméstica ou utilidades.