Como colocar rejunte entre azulejos

Colocar rejunte é a segunda da última etapa do processo de colocação de azulejos “faça você mesmo”. É também a parte do trabalho que faz mais bagunça. Rejunte é o material que é visível entre os azulejos no chão, na parede, no banheiro, etc. Ele preenche o espaço entre os azulejos e dá suporte a eles quase como cola. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer o rejuntamento no seu projeto de colocação de azulejos.

•    Tipos de Rejunte: Existem três tipos principais de rejunte - à base de cimento, rejunte epóxi, e rejunte Furan. Destes, existem duas categorias principais, lixado e não-lixado. Rejuntes lixados são utilizadas para junções iguais ou maiores que 3 milímetros, e rejuntes não lixados são usados para junções iguais ou menores que 3mm (você ficará satisfeito usando ambos os tipos de para junções de 3 milímetros).

•    Rejunte à base de cimento. Rejuntes à base de cimento podem ser encontrados nas variedades lixadas e não lixadas, em forma de pó ou pré-mistura. Ele é usado na maioria das vezes para projetos “faça você mesmo”. É mais fraco que o rejunte epóxi, mas é mais fácil de se trabalhar (e limpo).

•    Rejunte Furan. Este tipo de rejunte está disponível em variedades lixadas e não lixadas. Em vez de conter água, a sua base é o álcool. Devido a isto, tem uma elevada resistência a produtos químicos. No entanto, ele geralmente só vem em preto e exige não só o revestimento dos azulejos com cera antes da aplicação, mas também a remoção do excesso de rejunte com limpeza a vapor. Por estas razões, não é a escolha mais prática para um projeto “faça você mesmo”.

•    Rejunte epóxi. Rejunte epóxi é mais caro do que outros tipos de rejunte, e é resistente à água. Estes rejuntes são muito eficazes para azulejos que exigem um alto grau de resistência à água e a manchas (como balcões).

•    Outros Tipos de Rejunte: Látex Modificado Lixado. Este rejunte é similar ao grupo de cimento, mas tem um grau maior de resistência à água e características de colagem que o tornam ótimo para banheiros, paredes, balcões e que possa ser exposto a grande quantidade de umidade.

•    Outros Tipos de Rejunte: Rejunte Calafetagem. Este rejunte é espremido por um tubo, pelas mãos ou de um injetor de calafetagem. Estes rejuntes combinam, muito de perto, com as cores das marcas de cimento e são ótimas para o preenchimento de juntas difíceis de atingir.

•    Cor: Decida qual o tipo de aparência você pretende criar. Rejuntes de cores claras realçam a cor dominante nas telhas, enquanto rejuntes de cores escuras com azulejos de cor mais clara acentuam o padrão geométrico de sua concepção. Rejuntes escuros são bons para se esconder sujeira (pisos de cozinha), enquanto rejuntes claros tendem a encadir.

•    Pré-Rejunte: Dê tempo para o adesivo curar. Cada tipo de adesivo tem um tempo diferente de cura. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para permitir que os adesivos tenham tempo para curar antes de fazer o rejunte.

•    Pré-Rejunte: Juntas Limpas. Remova qualquer excesso de adesivo com um gilete antes de fazer o rejunte.

Links Patrocinados

Livre preço citações de localbanheiro remodelação contratantes.
Livre preço citações de cozinha remodelação empreiteiros locais.
Livre preço citações de pavimentação empreiteiros locais.

•    Pré-Rejunte: úmido ou seco? Dependendo de qual tipo de rejunte que você irá utilizar, você pode precisar de umedecer as juntas. Leia o rótulo do fabricante para obter orientação.

•    Aplicação: desempanadeira de borracha: Aplique o rejunte na superfície azulejada usando uma desempanadeira borracha em um ângulo de 45 graus. Isso força o rejunte para a junta. Embora você deva fazer toda a aplicação de uma só vez (para manter a consistência da cor do rejunte), tente trabalhar em uma pequena área, complete-a, e mude para outra. De 60 a 120 centímetros quadrados é um bom espaço para se concentrar e terminar antes de passar para a próxima área.

•    Aplicação: molde o rejunte. O rejunte cura assim que é aplicado, por isso enquanto ele ainda é trabalhável, coloque-o nas juntas. O rejunte vai ter uma consistência semelhante à pasta de cimento que permitirá que você trabalhe nas juntas que precisam de alguma moldagem ou enchimento extra.

•    Tenha um plano. Certifique-se de fazer um plano para grandes projetos, como um piso. Elabore um plano para fazer o rejunte do piso para que você não tenha que andar sobre juntas recém rejuntadas.

•    Limpeza preliminar: Use as pontas. Ã medida que você usa a desempanadeira, tire levemente o excesso com a ponta da ferramenta. Não cave nas juntas, ao invés disso, limpe a superfície. Isso vai ajudar nas próximas séries de limpeza.

•    Segunda limpeza: Passe a esponja. Leia o rótulo do fabricante para se certificar de que não há problema em usar um pano umedecido para limpar o azulejo à medida que o rejunte vai se afixando. Na maioria dos casos, não terá.

•    Espere. Deixe o azulejo se afixar pelo tempo recomendado. O processo de cura é muito importante e você não deve interromper.

•    Sele. Para a maioria dos tipos de rejunte, você precisará selar as juntas. Certifique-se de usar o selante de rejunte apropriado para o projeto – sempre se refira às informações do fabricante no rótulo do rejunte. Sele as juntas com duas aplicações. Assegure-se que enxugará tudo que escorregar para fora do azulejo, já que alguns azulejos são sensíveis a essa substância.


•    A limpeza final: pano branco seco. Você vai precisar de remover a "névoa", que você vê por toda a sua obra prima de azulejos. Usando um pano branco, seco, esfregue a névoa com persistência. Agora que o rejunte está selado, você pode usar água em qualquer mancha difícil que ficar. Se houver algum resíduo teimoso, use uma esponja de fibra abrasiva.

O rejunte não é uma tarefa muito difícil, desde que você tenha as ferramentas adequadas e preste atenção ao que o fabricante está lhe dizendo no rótulo sobre tempos de cura, tipos de selante, etc. Certifique-se de cobrir adequadamente qualquer área que você não quer que fique suja (balcões se você está trabalhando em uma parede) porque o rejunta faz uma bagunça! Limpar suas ferramentas de trabalho, baldes e a área de trabalho antes que o rejunte se fixe vai te economizar bastante energia e tempo. Boa sorte!