Como Aplicar Estuque: Textura e Acabamentos

Então você quer aprender a estucar? Eu farei o meu melhor para lhe mostrar a maneira mais rápida e barata de fazer isso. Você vai precisar de um pouco de paciência e algumas ferramentas que você pode pegar em qualquer loja de materiais de construção.

Por agora, vamos falar sobre a aplicação de estuque no exterior. Veja como aplicar estuque: 

  • Prepare a superfície que você deseja estucar. Você vai precisar de um pincel (você pode obter isso na loja de jardinagem ou pintura de uma loja de materiais de construção), um balde meio cheio de 20 litros de água, e um martelo.
  • Usando um martelo, remova qualquer cimento solto da superfície a ser estucada. Limpe a região com o pincel seco.
  • Na loja onde você comprou o pincel, você também vai precisar de cimento de alvenaria pré-misturado e aditivo (às vezes chamado de textura 1-11). Ao comprar revestimento em estuque, peça a qualquer funcionário do departamento de jardinagem para ajudar. Confira os diferentes tipos de acabamentos em estuque, porque o material na mistura vai ditar a textura do estuque e o acabamento. Adicione de acordo com as recomendações do fabricante.
  • No carrinho de mão, misture a argamassa com água até que ela tenha a consistência de manteiga de amendoim. Adicione o aditivo à medida que você mistura.
  • Agora que a argamassa está misturada e está pronta para o uso, você vai precisar de pincelar um pouco de água sobre a superfície até que ela esteja úmida.
  • Com a parte traseira de sua espátula de pedreiro, pegue um pouco da sua mistura de argamassa e aplique na área a ser estucada. Aplique em um movimento ascendente até a sua espátula de pedreiro ficar sem argamassa. Mais uma vez, você pode comprar a espátula de pedreiro na loja de materiais de construção da região.
  • Continuar aplicando a argamassa na região enquanto você verifica para ver se a sua argamassa ficou na área estucada. Você pode estar se perguntando como saber se a sua argamassa está pronta para a próxima etapa. Veja como: você deve tocar com seu dedo e ver se você ainda pode fazer uma marca com o indicador facilmente. Se você não puder deixar a marca do seu dedo, então você está pronto para começar a limpar a parede.
  • Pegue uma esponja (que você encontra na seção de azulejos da loja de materiais de construção) e mergulhe-a em seu balde. Agora, em um movimento circular (semelhante a encerar um carro) esfregue a área que está pronta. Você verá que a areia está começando a subir à superfície à medida que você passa a esponja. Continue até a aparência desejada ser atingida. Se você não quer uma aparência de areia como acabamento, você pode simplesmente deixar a argamassa ficar na superfície como ela é. Isso depende de você.


O processo de aplicação de estuque está completo! Deixe a argamassa ficar lá por um dia ou dois e você terá uma superfície de boa aparência que deve se manter durante muito tempo.

NOTA: Se você estiver fazendo uma superfície vertical, você pode querer aplicar torno à superfície com pregos de concreto. Esta é uma opção mais difícil que pode exigir um profissional.