Como tornar-se um escritor profissional

Muitas pessoas sonham em tornar-se escritores profissionais, mas não têm idéia de como fazer deste sonho uma realidade. Há algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ganhar a sua vida como escritor.

  • Obtenha alguma formação. Embora não seja exigido para muitos cargos do ofício de escrever, ter um diploma em inglês, comunicações ou jornalismo poderá ajudá-lo a colocar-se dentro de um jornal ou revista. Além disso, muitas universidades oferecem assistência para colocação em emprego, para recém formados e ex-alunos.
  • Defina o seu sonho. Que tipo de escritor você quer ser? Você está à procura de um emprego para escrever que lhe permita trabalhar à distância, para poder estar em casa com seus filhos? Gostaria de um emprego em uma revista de moda, onde você consegue entrevistar e escrever sobre pessoas famosas? Jornalismo investigativo é para você? Você quer escrever livros infantis? Poesia? Os profissionais que escrevem sobre viagens visitam locais exóticos, é este o seu sonho? Talvez você se veja como o mundialmente famoso autor de um livro de sucesso, sendo prestigiado pela Oprah? Para seguir os passos que irão tornar seu sonho realidade, você primeiro precisa decidir exatamente o que quer.
  • Comece pequeno. Muito poucos escritores começam logo de saída no emprego dos seus sonhos. Esteja disposto a aceitar pequenos empregos escrevendo, por salários baixos - ou mesmo nenhum - no começo. Depois de ter alguns trabalhos publicados e um público fiel, você será capaz de buscar valor de mercado para o seu trabalho.
  • Pipoque um pouco. Embora você já tenha decidido qual o tipo de material que deseja escrever, faça experiências em alguns outros gêneros. Não apenas isto irá ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de escrita, como também você pode se deparar com um estilo de escrita natural para você.
  • Nunca pare de aprender. Frequente cursos voltados para a área da escrita, e continue assistindo aulas. Você não só vai melhorar suas habilidades, como também fará contatos valiosos na área editorial.
  • Encontre alguém para representá-lo. Considere a contratação de um agente literário para representá-lo. Algumas editoras não negociam diretamente com escritores; assim você abre mais oportunidades para si mesmo se tiver um agente.
  • Crie uma couraça. Todos os escritores devem aprender a lidar com a rejeição, ela é simplesmente parte do negócio. Aprender a aceitar cartas de rejeição como prova de que você é um escritor, e não deixe que elas o desencorajem de ir em busca de seu sonho.
  • Engula seu orgulho. Embora você possa realmente querertrabalhar para uma grande e renomada editora, seu primeiro emprego provavelmente vai ser no jornal de uma comunidade ou em uma pequena editora. Aquela imensa mesa na sala ensolarada de canto pode estar em seu futuro, mas esteja preparado para pagar suas contas passando algumas horas cobrindo o campeonato da cidade em seu jornal local.
  • Desistentes nunca ganham.  Reserve tempo todos os dias para escrever e enviar o seu trabalho. Se tornar-se um escritor profissional é o que você realmente deseja, terá de ser persistente. Continue a escrever, e continue a enviar.
  • Reflexão final. Lembre-se, a única diferença entre um "escritor" e um "escritor profissional" é que o profissional recebe pagamentos. Assim que você tiver o seu primeiro emprego pago para escrever, você é - literalmente - um escritor profissional.