Como tornar-se um cidadão canadense

Tornar-se um cidadão canadense pode parecer um processo intimidante. Mas, você só precisa de um pouco de organização e estará a caminho.

Antes de tudo, existem algumas qualificações básicas que você deve cumprir antes de poder se tornar um cidadão:

  • Você deve ter pelo menos 18 anos de idade. (As regras para as crianças são um pouco diferentes.)
  • Você deve ter vivido no Canadá durante pelo menos três dos quatro anos que antecederam seu requerimento para a cidadania. Consulte o site cic.gc.ca para mais informações específicas sobre esta qualificação.
  • Você também terá de aprender algumas coisas básicas sobre o Canadá - Os direitos e as responsabilidades dos seus cidadãos, geografia canadense, história e sistema político.
  • Você tem de falar Inglês ou Francês bem o suficiente para comunicar-se eficazmente com outras pessoas.

Existem também alguns fatores que o impedem de se tornar um cidadão canadense. Você não pode se tornar um cidadão se:


  • Está atualmente na prisão, em liberdade condicional, ou sob fiança, ou se você cumpriu qualquer uma dessas penas por um ano ou mais, nos últimos quatro anos.
  • É atualmente acusado por ou foi condenado por crime ou delito previsto na Lei da Cidadania (canadense), nos três anos que antecederam ao seu requerimento.
  • Está sob uma medida de afastamento determinada por autoridades canadenses.
  • Está sendo investigado por, é acusado de, ou foi condenado por um crime de guerra ou um crime contra a humanidade.
  • Teve sua cidadania canadense revogada nos últimos cinco anos.

A seguir, siga seis passos concretos cujo resultado final será você se tornar um cidadão canadense.

  • Obtenha os formulários de requerimento corretos. Adultos devem preencher o formulário "Application for Canadian Citizenship - Adults". Para crianças com menos de 18 anos de idade, preencha o formulário "Application for Canadian Citizenship - Minors". Você deve preencher um formulário separado para cada criança.

    Obtenha seus formulários com o CIC Call Centre, telefone 1-888-242-2100. Ou, faça o download de www.cic.gc.ca. Nestes locais você obtém também o seu guia para preenchimento do requerimento.

  • Leia o seu guia "Application for Canadian Citizenship", para preparar-se para preencher o seu formulário. Certifique-se de que você está pronto e está preenchendo o formulário com precisão. A taxa do requerimento não é reembolsável, portanto não há sentido em adiantar-se à situação sem necessidade e desperdiçar dinheiro.
  • Preencha o formulário e anexe todos os documentos necessários. O formulário de requerimento tem uma lista completa e detalhada dos documentos a anexar – diversos documentos de identificação, fotografias para a cidadania, e sua(s) taxa(s) de requerimento. Você também irá precisar destes documentos originais quando fizer seu teste, por isso não os perca.

    Novamente, o formulário de requerimento lhe dará informações mais específicas sobre estes documentos, por isso não deixe de lê-lo e certifique-se de que tem tudo o que precisa para requerer a sua cidadania.

  • Envie seu(s) requerimento(s) para o Case Processing Centre em:

    Citizenship and Immigration Canada
    Case Processing Centre
    P.O. Box 7000
    Sydney, Nova Scotia B1P 6V6

    Seus formulários serão devolvidos a você se mais de três meses se passaram, desde a data em que você os assinou até a data em que são recebidos, ou se você colocou em qualquer lugar uma data posterior à da assinatura ou à própria data do recebimento dos materiais pelo Case Processing Centre.

    Se você tiver mais de um requerimento (para uma família, por exemplo), coloque todos no mesmo envelope. Dessa forma, vão ser todos tratados em conjunto.

  • Prepare-se para o seu teste. Depois de o seu requerimento ser recebido, você receberá o livro "A Look at Canada" para estudar. Você receberá a data e hora de seu teste pelo correio. Traga todos os seus documentos originais para o teste. O teste cobre inglês e/ou francês, bem como conhecimentos sobre o Canadá. Pessoas de 55 anos de idade ou mais não precisam fazer o teste. Pode ser agendada uma entrevista a que você terá de comparecer, com um juiz de cidadania.
  • Faça o juramento da cidadania em uma cerimônia de cidadania.

    Este é um acontecimento significativo e simbólico. É também importante legalmente. Você vai se tornar um cidadão canadense e assumir todos os direitos e as responsabilidades que isso implica. Traga seus documentos originais para esta cerimônia. Após o juramento, você receberá seu cartão de cidadania, bem como um documento comemorativo que pode pendurar na parede (se quiser).