Como se tornar um empresário bem sucedido e feliz

Todas as pessoas que estão em vias de se tornarem empreendedores pela primeira vez, e estão tomando as primeiras iniciativas para começar um novo empreendimento, devem manter em mente o seguinte: "O dinheiro não tem valor, se você não é feliz. Tenha certeza de se divertir, aproveite a vida e tire tempo para você mesmo." Se você tem necessidade imediata de dinheiro, então fez a opção errada assumindo um empreendimento. Mas, se você tem o suficiente para viver (ou mais do que o suficiente) e quer ir em busca do seu sonho de fazer alguma coisa que sempre quis fazer, então este é o lugar certo para você. Quando você for iniciar um empreendimento, terá de enfrentar numerosos desafios. Meu sentimento é de que estes desafios são a parte boa do empreendedorismo, porque mantêm você alerta e bem longe do tédio e, o mais interessante, são o que dão ao sucesso o seu doce sabor. Neste artigo, eu procuro descrever os caminhos para alguém se tornar um empreendedor de sucesso, com ênfase em "felicidade" e "satisfação".

A primeiríssima lição que precisamos lembrar antes de nos aventurarmos é que devemos derivar contentamento do que estamos fazendo, mais do que focar exclusivamente nos resultados materiais esperados. Dê preferência a um negócio no campo que é do seu agrado, em vez de um em que você vai "ganhar bastante dinheiro". Lembre-se de que o empreendedorismo não é como um trabalho assalariado, onde você é pago ao final do mês, pelo trabalho daquele mês. Os ganhos provindos de um empreendimento são muito erráticos, especialmente nos períodos iniciais. Não espere ganhos do seu negócio, inicialmente. Tenha satisfação com o que você está fazendo: empolgue-se em cumprir os prazos dos clientes, usufrua da satisfação de fornecer produtos de alta qualidade, deixe-se levar pelo entusiasmo de solucionar desafios difíceis e complicados, em vez de perguntar-se continuamente "Quando serei pago por isto? Isto vai funcionar? Por que todos à minha volta, menos eu, têm sucesso?" Para segurança sua e da sua família, você pode estabelecer um prazo e decidir que dará o melhor de si para o seu negócio decolar antes deste prazo, ou então retornará para a sua ocupação anterior (mais segura, porém bem menos interessante).

As qualidades que você encontrará na lista a seguir são as que você deve desenvolver (lembre-se de que ninguém nasce sendo um empreendedor... as pessoas desenvolvem estas qualidades com a prática e a perseverança... o que quer dizer que até você pode fazê-lo!) para tornar-se um empreendedor de sucesso:

  • Paixão pelo trabalho: Você deve ter uma paixão pelo negócio que está desenvolvendo. Em vez de fazê-lo apenas por dinheiro, faça pela emoção e pela satisfação (como mencionado antes). Não estou lhe pedindo que faça serviço social gratuito... sendo um homem de negócios, você precisa ganhar dinheiro... mas pensar somente em dinheiro só vai colocar você em complicações e dificuldades. O dinheiro fluirá automaticamente se o seu trabalho duro e sinceridade estiverem presentes nos seus esforços.
  • Imunidade a depressão: É um fenômeno comum, que muitas pessoas fiquem deprimidas e frustradas em um breve período depois de terem começado o seu empreendimento. A razão pode ser o ganho incerto e irregular, as complicações de estar envolvido no mundo dos negócios, a competição dura, deficiência de qualidades de liderança, pressão da família, etc. O que eu sinto é que o motivo da sua frustração é qualquer outra coisa, que não a necessidade urgente de dinheiro; então, diga a si mesmo "A hora mais escura do dia é logo antes do amanhecer", e continue com o seu negócio por mais algum tempo. Milagres podem acontecer.
  • Tomada de decisão: Tome decisões corajosas sempre que necessário, sem demoras, atrasos e postergações. As grandes oportunidades aparecem muito raramente... o resultado da demora em tomar decisões pode ser você perder estas oportunidades. Mas, lembre-se de pensar duas vezes antes de tomar decisões cruciais... seja sábio.
  • Pensamento criativo: O uso do pensamento criativo é crucial para a sobrevivência da sua empresa. Procure encontrar soluções criativas para os problemas que está enfrentando, aplique a criatividade ao gerenciamento de seus empregados, e ponha criatividade nos produtos que você está produzindo. Idéias criativas podem revolucionar o mundo, e também a sua própria vida! Muitos sites e livros oferecem cursos para melhorar a criatividade. Você pode fazer um destes cursos, se sentir que não é muito criativo.
  • Planejamento e organização: Planejamento e organização são ingredientes cruciais do sucesso, não apenas nos negócios mas em qualquer campo. Todos (incluindo os animais) trabalham, mas o motivo porque certas pessoas têm sucesso e a maioria dos outros não têm é que as pessoas de sucesso fazem um trabalho bem planejado e bem organizado. Estas pessoas sabem claramente o que deve ser feito e como deve ser feito. Planeje o que deve ser feito, quando, e faça-o de maneira organizada, qualquer que seja a tarefa. Desenvolver estas duas qualidades apenas pode mudar completamente a sua vida atual em outra, esplêndida. As pessoas de sucesso são especialistas em gerenciamento do tempo. Se você sentir que é um mau gerenciador de tempo, então é melhor que estude livros sobre o gerenciamento de tempo, ou frequentar treinamentos em gerenciamento de tempo. Sem esta qualidade, nenhuma realização é possível.
  • Assumindo riscos: Assumir riscos calculados é muito importante para o crescimento estável da sua empresa. Os homens de negócios que não assumem riscos fracassam em serem bem sucedidos, e mesmo se chegam a ter algum sucesso, este é muito limitado.
  • Cautela com relação a dinheiro: Os empreendedores são muito cuidadosos em relação ao gerenciamento de dinheiro e não gastam desnecessariamente inicialmente. Quando o seu negócio tiver se transformado em um grande empreendimento, e você tiver bastante dinheiro, então você pode aproveitá-lo como quiser, mas seja cuidadoso e não gaste demais durante as fases iniciais.
  • Trabalhar por períodos prolongados: Você deve preparar-se para ser capaz de trabalhar por longas horas inicialmente. Isto é crucial para o desenvolvimento estável do seu empreendimento. Tente manter todos os seus clientes satisfeitos, e entregue os trabalhos dentro dos prazos. Lembre-se de que a satisfação do cliente é o segredo de sucesso de qualquer empresa. Procure fornecer bons serviços aos seus clientes, prontamente. Você certamente perderá os seus clientes se não entregar os produtos nos prazos.
  • Desejo, dedicação e disciplina: Estes três Ds são altamente necessários para você se tornar um empreendedor feliz e bem sucedido. Podem ser desenvolvidos facilmente, com prática e perseverança constantes.
  • Relações humanas: Sendo um empreendedor, você terá que interagir com muitas pessoas. Sejam os seus subordinados, clientes ou parceiros, habilidades adequadas de comunicação e atitudes adequadas são muito importantes. Lembre-se, "85% do sucesso na vida deve-se à habilidade de comunicar-se e relacionar-se bem com as pessoas". Tente não ficar brabo com seus subordinados muito frequentemente; isto mina o espírito deles. Cumprimente-os sempre que fizerem um bom trabalho... lembre-se de que o reconhecimento não envolve nenhuma despesa, mas eleva os níveis de energia em uma extensão extraordinária. Trabalhe com seus empregados como uma equipe. E, quando estiver tratando com clientes, assegure 100% de satisfação do cliente, e que você se torne um fornecedor indispensável. Isto garantirá a você dois ganhos: o cliente voltará para você sempre que tiver necessidade de mais produtos, e recomendará você aos amigos dele e a corrente continua (e assim o número de clientes se multiplica, sem você precisar gastar um único centavo em publicidade).
Tenho certeza de que o desenvolvimento das qualidades acima tornará você um empreendedor feliz e de sucesso. Desejo a você tudo de melhor em seu novo empreendimento.

Dicas Rápidas

Trabalhe duro, e seja confiante, sincero e calmo em todos os seus esforços.