Como se tornar um consultor financeiro

Se tornar um consultor financeiro é uma das mais interessantes e lucrativas oportunidades de carreira, simplesmente porque qualquer trabalho que tem a ver com dinheiro e financiamento sempre carrega uma posição elevada. Ao mesmo tempo, é uma tarefa difícil e muito competitiva, você precisa ter qualificação profissional, ter uma aptidão para números e ser analítico e lógico no seu processo de pensamento.

Existem várias categorias de consultores financeiros e você tem a opção de ser um profissional assalariado ou autônomo. Ao longo do tempo, verificou-se que cerca de 30-30% dos profissionais de financiamento são autônomos, por isso este é um bom caminho para aqueles interessados em ser seu próprio chefe. As diferentes categorias de consultores financeiros são analistas financeiros, consultores financeiros pessoais, gestores de carteira, gestores de fundos, gestores de risco, analistas de classificações, banqueiros privados ou gerentes de riqueza para citar alguns. Se você estiver interessado em se tornar um consultor financeiro, leia as orientações descritas abaixo.

Passo 1:

Educação e qualificações exigidas. O requisito mínimo para se tornar um consultor financeiro é um bacharelado. Também é preferível que você comece um mestrado em finanças ou administração comercial ou consiga certificações profissionais. Para cada uma das categorias de consultores financeiros descritas acima, as qualificações mínimas e a formação exigida estão listadas aqui. Analistas financeiros, além de uma graduação ou pós-graduação, devem ter qualificações de treinamento em contabilidade, finanças, estatística ou economia. Outras qualificações ou especializações preferíveis são necessárias em qualquer um ou todos esses temas: métodos de análise financeira, orçamento de corporações e procedimentos contabilísticos, gestão de riscos, opção de preços, avaliação de obrigações, etc. Trabalhar em projetos ou qualquer tipo de aprendizagem em algumas das áreas mencionadas também é bem-vindo, desde que você prove que tem um conhecimento prático e é capaz de colocar a teoria em prática em situações empresariais reais.

Assessores financeiros pessoais devem ter graduação em finanças ou administração comercial, com formação adicional em áreas como economia, matemática, direito, tributação, investimentos imobiliários e de planejamento, gestão de riscos, seguros, planejamento financeiro, etc Estas são qualificações de valor e preferíveis.

Passo 2:

Licenciamento e acreditação. Analistas financeiros devem ser licenciados pela Financial Industry Regulatory Authority (FINRA); a categoria de licença exigida dependerá de cada especialização. Assessores financeiros pessoais necessitam de vários tipos de licenças, como a série 7 ou séries 63 ou 66 para trabalhar, além do licenciamento dos respectivos conselhos estaduais, se eles desejam oferecer serviços de seguros.

Passo 3:


Certificações. Existem certificações suplementares que você pode ganhar como consultores financeiros, embora estas não sejam  obrigatórias. No entanto, essas certificações melhoram sua reputação e uma reputação é útil para conseguir sua cartela de clientes. As certificações disponíveis são: Chartered Financial Analyst (CFA), Certified Financial Planner (CFP), Fellow in Risk Management (FRM), etc. Para conseguir estas certificações você deve ter uma base em financiamento de empresas ou outra graduação, períodos de experiência de trabalho específicos e ter passado nos exames necessários dentro do prazo e do número de sessões.

Passo 4:

Outras habilidades requeridas. Além das habilidades educacionais e profissionais discutidas anteriormente, os consultores financeiros devem ter as seguintes habilidades - comunicação, habilidades cognitivas e analíticas, um processo de pensamento lógico, resolução de problemas, serviço a clientes, e em termos de qualidades pessoais, ser auto-confiante, maduro, ter iniciativa, ser criativo e inovador na sua abordagem de trabalho. Ter familiaridade com e interesse em mercados financeiros, política governamental, economia global, tributação e leis é uma vantagem.