Como se tornar um comissário de bordo

Se você quer que viajar seja seu meio de sustento, tornar-se um comissário de bordo pode ser uma opção. Um comissário de bordo se certifica de que as regras de segurança aérea seja seguidas durante o vôo, e também serve os passageiros.

  1. Consiga a experiência necessária. Muitos empregos hoje em dia exigem pelo menos um diploma universitário de um curso de dois anos e cerca de 2 anos de experiência em atendimento ao cliente. Planeje freqüentar uma faculdade após o ensino médio, e candidate-se a um cargo em atendimento ao cliente enquanto estiver na escola se seu objetivo for se tornar um comissário de bordo. Algumas companhias aéreas internacionais também exigem conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira, se possível tente dar conta desta exigência enquanto você estiver ainda na escola. A maioria das companhias aéreas exigem idade mínima de 21, mas você pode começar a se preparar antes disso, só não pode se candidatar a um cargo até que tenha atingido a idade mínima. Para trabalhar para companhias aéreas dos Estados Unidos, você precisa ser um cidadão americano. A maioria das companhias aéreas também checam seus antecedentes de 10 anos atrás e fazem testes anti-drogas. Se você tem algumas lacunas no seu histórico de emprego, tente arrumar pessoas que possam atestar suas atividades durante esse tempo. Também arrume um passaporte; algumas companhias aéreas não vão nem mesmo entrevistar você se não tiver um, enquanto outras permitem que você arrume um durante o período de treinamento.
  2. Aprenda mais sobre ser um comissário de bordo. Fale com os comissários de bordo sobre o trabalho deles. As funções de um comissário de bordo podem ser muito mais difíceis do que a maioria das pessoas pensa. Considere que você estará no ar cerca de 75 a 85 horas por mês. Este cargo requer trabalho noturno, nos fins de semana e feriados, geralmente em locais longe de casa. Comissários de bordo devem ser pontuais em cada vôo. Sono irregular, má alimentação e respirar ar reciclado podem também trazer problemas de saúde.
  3. Saiba mais sobre vagas abertas. Participe de eventos que mostrem um dia na vida de um comissário de bordo, que muitas vezes são realizados em grandes cidades. Verifique o site de companhias aéreas sobre oportunidades de emprego. Estes sites também listam detalhes dos requisitos para o emprego. Envie seu currículo ou preencha o formulário on-line de vagas para qualquer companhia aérea que você esteja interessado em trabalhar. O próximo passo normalmente inclui uma entrevista.
  4. Esteja preparado para os primeiros anos. Depois de quatro a seis semanas de treinamento intensivo, você será colocada como reserva por pelo menos um ano. Isso significa que você terá que estar disponível o tempo todo para substituir outros atendentes. A maioria dos comissários de bordo têm que se mudar para outra cidade no início de sua carreira, e são colocados em rotas de vôo não tão desejáveis. Passar para posições mais desejáveis é baseado no tempo de casa, ou há quanto tempo você é um comissário de bordo.

Apesar de ser mais difícil do que muita gente pensa, ser comissários de bordo também possibilita que você viaje pelo mundo, com descontos em vôos. Você vai conhecer muitas pessoas interessantes, e assim que ganhar tempo de casa vai conseguir um horário de trabalho flexível.