Como responder a perguntas técnicas em uma entrevista

Você está preparado para uma grande entrevista? Você já preparou seu currículo. Você já arrumou o traje perfeito. Você já gastou horas na internet lendo sobre perguntas em entrevistas. Você pode falar de cór por que pode ser um bom empregado, e está pronto para dar um exemplo do maior obstáculo que você já teve de superar no local de trabalho. Parece que você está pronto. Oh espere aí - você praticou as perguntas técnicas de entrevista? Se não, você precisará saber o que são questões técnicas de entrevista e como responder a elas.

  1. Saiba o que são questões técnicas de entrevista. Perguntas técnicas são perguntadas para que o entrevistador possa entender como você usa suas habilidades de raciocínio analítico para pensar em uma solução para um problema. Algumas perguntas técnicas em entrevistas podem envolver uma charada ou problema. Enquanto estas questões técnicas tem uma resposta correta, outras questões podem ter várias respostas. Um exemplo deste tipo de pergunta é: "Como você pode melhorar este clipe de papel?" Há muitas respostas diferentes que se pode dar a esta pergunta.
  2. Certifique-se de entender a pergunta. Quando se é perguntado uma questão técnica, é importante ter certeza de entender o que o entrevistador quer em uma resposta. Se você não tiver certeza, então não se esqueça de pedir esclarecimentos. Uma vez que o objetivo destas perguntas é descobrir um pouco de suas capacidades analíticas, fazer perguntas continuará a ajudar o entrevistador a entender seu processo de pensamento. Utilizando o exemplo anterior de um clipe, você pode querer perguntar ao entrevistador quanto ao tamanho e o estilo do clipe que eles querem que você melhore.
  3. Pense bastante sobre a questão. Leve alguns minutos pensando sobre a questão levantada. Tente pensar em diferentes direções e dê a resposta que melhor se adequar ao seu caso. É especialmente importante em entrevistas com questões técnicas não tentar encontrar a resposta "correta", mas sim encontrar uma resposta em que você acredite. Aborde o problema de muitos ângulos diferentes. Você pode melhorar um clipe usando um material diferente, utilizando um estilo diferente, ou criar um novo objeto que iria ter o mesmo objetivo que um clipe.
  4. Pense criativamente. Além de serem utilizadas para determinar suas habilidades de resolução de problemas, as questões tecnicas também são usadas para verificar se você consegue ser criativo. É importante que sua resposta seja criativa, mas acima de tudo, é importante que ela faça sentido. Dizer simplesmente que você faria um clipe mais forte não é o suficiente aqui. Você precisa explicar por que ele deve ser mais forte e o que você faria para torná-lo mais forte.
  5. Defenda sua resposta. Muitas vezes sua resposta vai levar o entrevistador a desenvolver perguntas. Você deve ser capaz de defender sua resposta e explicá-la ainda mais se necessário. Se você tiver pensado bastante na questão e abordado-a de ângulos diferentes, você deve conseguir facilmente defender sua resposta. Uma boa resposta para a pergunta do clipe é dizer que você conceberia um clipe cujos dois torquês são magnetizados com polaridades opostas, de modo que são fortemente atraídos para si. Você também pode fazer um clipe menos brilhante porque isso faria ele parecer mais profissional. Isso mostra ao entrevistador que você pensou logicamente sobre o problema e que foi criativo. Um entrevistador pode fazer mais perguntas em seguida para que você explique a finalidade do magnetismo. Neste caso você pode dizer que o novo projeto com magnetismo iria ajudar a segurar mais papel e aumentar sua vida útil.
Uma vez que pode haver mais de uma resposta para uma pergunta técnica, pode ser difícil práticar para esse tipo de pergunta. Ter consciência do que elas são e da forma basica como você deve responde-las irá ajudá-lo quando você se defrontar com elas em sua entrevista. Ler charadas e problemas na Internet irá ajudar você a se aquecer e estar pronto para sua entrevista.