Como preparar-se para uma entrevista comportamental

A forma de entrevista conhecida como Entrevista Comportamental é um tipo relativamente novo de entrevista onde é analisado o seu comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o seu desempenho passado é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura.

Eis alguns exemplos de perguntas de entrevistas comportamentais:

  • Dê-me um exemplo de como você lidou com uma situação particularmente estressante.
  • Descreva alguma vez em que você usou as habilidades da lógica e de solução de problemas.
  • Fale-me sobre alguma vez em que alguma coisa que você tentou realizar não funcionou.
  • Dê-me um exemplo de como você lida com conflitos.
  • Explique uma vez em que as suas habilidades de liderança foram postas à prova.
É um pouco mais difícil preparar-se para uma entrevista comportamental, mas há algumas coisas que você pode fazer para melhorar as suas chances de se sair bem.
  • Faça uma lista de experiências passadas que podem demonstrar a um empregador como você lida com situações específicas. Você deverá concentrar-se em comportamentos como a solução de problemas, liderança, a tomada de boas decisões, trabalho em equipe, ou qualquer outro comportamento que você ache que o empregador pode estar procurando. Por exemplo, você pode responder a uma pergunta sobre liderança, solução de problemas, formação de equipe ou lidar com um funcionário difícil, detalhando como você puxou para o lado um colega que estava desafiando você, perguntou por seu ponto de vista e opiniões relacionados ao problema sobre o qual ele estava desafiando você, utilizou algumas das suas idéias, atribuiu-lhe a autoridade sobre algum aspecto do projeto e deu-lhe o crédito na reunião gerencial, pondo fim dessa forma à sua agressão, obtendo o máximo de sua performance, e ganhando um aliado. A sua lista deve conter 5-10 das suas experiências mais recentes, e não precisa ser necessariamente de seus empregos anteriores. Podem referir-se a trabalho voluntário, escola, passatempos, esportes, estágios, ou qualquer coisa que você possa utilizar para detalhar o comportamento específico que você está tentando "vender".
Procure também incluir situações que podem ter começado negativamente, mas que terminaram positivamente devido aos seus esforços. Use esta lista como a aljava, de onde você pode retirar flechas para lançar em direção a vários comportamentos. Um exemplo ou situação pode ser usado para demonstrar várias habilidades diferentes, e podem, portanto, ser utilizados em mais de uma situação comportamental. Dê preferência a exemplos recentes - no último ano, se possível. Você não vai precisar mais de 5-10 destes exemplos para demonstrar efetivamente as suas competências.
  • Como em qualquer entrevista, faça a sua pesquisa. Investigue a empresa, verificando o seu site, falando com pessoas que trabalham atualmente nesta empresa, ou lendo sobre o que é publicado acerca da mesma. Isto ajudará você a determinar que tipos de comportamentos a empresa estaria procurando, e o auxiliará a ajustar as suas experiências a estas necessidades.
  • Seja específico. Quando lhe perguntarem como você lidou com uma situação em específico, inclua descrições detalhadas de suas ações, sua linha de pensamento, e os resultados. O entrevistador quer ver você "no momento", e está tentando discernir as suas ações, reações e linhas de raciocínio.
  • Examine seu currículo e sua lista de experiências logo antes da entrevista, talvez quando estiver na sala de espera aguardando ser chamado. Isto trará estas experiências para a linha de frente da sua mente, onde você as terá de prontidão para a entrevista.
  • Simule a entrevista com um amigo de confiança, ele no papel de entrevistador, e peça-lhe que lhe dê um feedback honesto (tanto positivo quanto negativo) com relação ás suas respostas. Tente usar uma lista de perguntas que você ainda não tenha treinado, para ter uma visão precisa de como vai se sair. Seu amigo pode fazer esta lista (se ele estiver capacitado ou conseguir), ou você pode encontrar exemplos de perguntas em QuintCareers. Para ter informações adicionais, pense na opção de adquirir o livro de Terry Fitzwater, Preparing for the Behavior-Based Interview: How To Get The Job You Want.
Dicas Rápidas.
  • Faça uma entrevista telefônica com um empregado atual para descobrir o que a empresa está procurando.
  • Identifique as suas forças e fraquezas comportamentais antes da entrevista, para saber como vender-se.