Como melhorar suas habilidades de comunicação

Uma das causas mais comuns de conflitos no trabalho é a falta de comunicação entre colegas de trabalho. Já que boas habilidades de comunicação são essenciais em qualquer local de trabalho, é importante que você domine o básico. Aqui temos algumas dicas de como melhorar suas habilidades de comunicação.

  • Escute. Escuta ativa é uma das mais importantes habilidades de comunicação que você pode adquirir. Escutando atentamente e não permitindo que sua mente viaje durante reuniões e discussões com colegas de trabalho, você pode assegurar que você está retendo a importante informação que está sendo discutida. Faça anotações durante as reuniões e faça perguntas pertinentes sobre o assunto em questão – repetir o que o orador diz ajudará a manter a informação no seu cérebro.
  • Aceite críticas construtivas. Tomar uma postura defensiva não é a maneira correta para se comunicar no local de trabalho. Se alguém oferece a você alguma crítica construtiva, fale com ele sobre como melhorar as coisas. Quando criticar os outros, faça isso de modo profissional.
  • Esteja atento a sua linguagem corporal. Sua linguagem corporal se comunica antes mesmo que você abra sua boca para falar – na verdade, sua linguagem corporal normalmente diz mais sobre você do que as palavras que você usa! Evite cruzar seus braços, que pode indicar aborrecimento, e tente manter contato visual quando tiver uma discussão de negócios. Bocejar, se mexer e girar seus olhos não impressionará seus colegas de trabalho – ou seu chefe.
  • Atenda ao telefone. Ficar disponível é uma parte importante de manter comunicação eficaz. Se você não está em sua mesa de trabalho, tente atender ao telefone. Verifique suas mensagens de voz freqüentemente e responda em tempo. Lembre-se que outros estão confiando em você para fazer seu trabalho, então, responder rapidamente as mensagens é extremamente importante.
  • Use o e-mail corretamente. Suas habilidades de email podem ajudar a melhorar ou piorar sua comunicação nos negócios. Já que e-mails podem ser mal interpretados (você não pode ouvir o tom do remetente como em uma conversa), é imperativo que você escreva-os cuidadosamente. Além disso, verifique por erros de digitação e releia o email para si mesmo antes de enviá-lo. Seja cuidadoso sobre quem você endereça os emails – certifique-se que você está enviando comunicados do trabalho somente para pessoas que precisam ser incluídas. Também, seja cuidadoso com cópias ‘cegas’ (bcc) nos emails – esta prática, de copiar alguém num e-mail sem o conhecimento dos outros destinatários, deve ser reservada para situações únicas.
  • Pratique habilidades de escrita eficaz. Suas habilidades de escrita são umas das suas mais importantes habilidades de comunicação. Se você tem problemas nessa área, melhore sua escrita tendo aulas de inglês ou de escrita para negócios. Sempre verifique erros de digitação antes de enviar qualquer comunicado escrito.  Se for um memorando ou apresentação importante, peça para um colega lê-lo, para se certificar que a mensagem está clara.
  • Fale com confiança. Se você precisa dar uma apresentação formal, certifique-se que você está confiante e tenha um conhecimento profundo – qualquer nervosismo irá aparecer. Muitas pessoas têm medo de falar em público – se isto é um problema para você, considere fazer aulas de oratória. Quando der uma apresentação, pratique de antemão em frente a um amigo ou colega de trabalho. Certifique-se que você está armado com notas detalhadas e pratique seu discurso até tê-lo memorizado. Contribuições visuais, como uma apresentação no PowerPoint, podem ajudá-lo. Permita à sua audiência fazer perguntas no final e certifique-se que todo mundo entenda o que você diz.


Seguindo estas diretrizes básicas, você deve encontrar um melhoramento em suas habilidades e comunicação no trabalho, que permitirá a você e seus colegas de trabalho a fazer seus trabalhos de forma mais eficiente.