Como medir sucesso

Você já deve ter ouvido que “sucesso é relativo”.

Existem maneiras diferentes de interpretar este ditado baseado em interpretações ainda mais pessoais. As pessoas avaliam o sucesso baseadas nos padrões que elas determinaram. Pessoalmente, você quer ser bem sucedido, e por que não?

Alcançar o sucesso já é um sucesso.

Então, como você pode garantir que está no caminho do sucesso?

  • Planeje bem. Escreva seu objetivo final e esteja apto a tomar os passos e aceitar os desafios necessários para alcançar o objetivo.
  • Escreva seus objetivos. Escrevê-los irá te ajudar a planejar bem. Separe o que você precisa fazer e quanto deverá demorar que já será uma grande ajuda no caminho.
  • Tenha planos alternativos no caso de algo dar errado. Se os planos que você pensou sobre os objetivos que você determinou não estiverem dando certo, é melhor ter planos alternativos.
  • Lembre-se que planos bem escolhidos também podem dar errado então não fique desapontado. Você pode ter passado por cima de alguns detalhes ou algo fora de seu controle acontece, então não fique desencorajado. Ao invés disso, volte ao plano alternativo que antecede o acontecimento.
  • Se você trabalha com um grupo, certifique-se de que todos os seus objetivos estão nas expectativas dos outros também. Trabalhar junto com cooperação e colaboração é uma boa maneira de estar na estrada certa para alcançar os objetivos.

Depois de alcançar os objetivos que você determinou, você se sente bem sucedido?

Talvez você queira medir seu sucesso, mas quais parâmetros se usa para fazer isso? Como medir o sucesso?

  • Satisfação. Você está satisfeito? As pessoas que trabalham com você também estão? Você sente necessidade de se sentir melhor? Saboreie o momento antes de tomar passos adiantados para se sentir melhor.
  • Contentamento. Você está contente com os resultados? Você está inspirado para fazer ainda melhor depois do sucesso alcançado?
  • Felicidade. Você está feliz? As pessoas que trabalham com você também estão? Felicidade em alcançar objetivos não acontece momentaneamente. É um sentimento a longo prazo.
  • Você foi recompensado de acordo? Qual tipo de recompensa você esperava? Que tipo de recompensa você recebeu depois de alcançar este sucesso? Em termos de recompensas monetárias, sua recompensa vale o trabalho feito para alcançar este sucesso? A satisfação e o contentamento valem mais do que a recompensa em dinheiro? Estas são preferências pessoais e você é quem decide qual tipo de recompensa vale mais e cabe mais com a sua satisfação, contentamento e felicidade.


Medir o sucesso depende dos seus objetivos. Os seus padrões de sucesso podem ser diferentes dos padrões de outras pessoas e de como elas vêem o sucesso. Conforme você coloca seus olhos nos objetivos e faz o seu melhor para alcançá-lo sem passar por cima de outros, o sucesso estará logo ali para você.