Como escrever uma coluna fixa de notícias

Uma coluna fixa de notícias é o momento de um jornalista conectar-se à comunidade, num nível pessoal que não pode ser alcançado através da escrita das notícias objetivas do dia a dia. As colunas muitas vezes são escritas na primeira pessoa e podem conter as experiências da vida do escritor, ou simplesmente a opinião do escritor sobre um tópico.

  • Mantenha um tom pessoal. Este é o seu momento de estabelecer contato, por isso certifique-se de fazer o leitor saber que essas opiniões vêm de você. Isto também é importante porque o jornal em si pode não concordar com as opiniões que você está apresentando. Também não é uma boa idéia ir contra as convicções que o jornal defende. Se o jornal em questão apóia candidatos, não escreva um texto acaloradamente favorável sobre os candidatos de oposição.
  • Não faça inimigos desnecessários. Certa vez, escrevi uma coluna sobre os horários escassos em que os antiquários locais estavam abertos, e como seria melhor se não estivessem “sempre fechados”. Isto causou uma avalanche de telefonemas e cartas de proprietários de antiquários, exigindo uma retratação. Em uma comunidade de pequena a média dimensão os membros são de extrema importância para o jornal, e você não devem indispor-se com eles a não ser que haja uma razão muito boa. Você também deve se lembrar que estes são os seus anunciantes em potencial. Dê ao jornal o prejuízo de alguns anúncios, e logo você poderá estar procurando um novo emprego.
  • Use um pouco de humor. Muitas vezes as pessoas lêem as colunas porque esperam que elas sejam bem-humoradas e contenham algo inesperado. Se você conseguir fazer os leitores rirem, mesmo que seja dentro de uma coluna de opinião política, vai começar a fazer um nome para si próprio como colunista, enquanto seus leitores aguardam seu próximo texto.  O humor deve ser sutil, e talvez baseado em eventos locais que o público conhece. Isto dá a eles uma vantagem pessoal e o sentimento de uma brincadeira que a comunidade pode compartilhar.
  • Mantenha-se em um tema relevante A coluna terá muito mais receptividade se for sobre alguma coisa que a comunidade conhece, e pela qual se interessa. Ou então, sobre um assunto para o qual você pode chamar a atenção da comunidade e sobre o qual irão querer saber. Há infindáveis colunas por aí sobre o cachorro do colunista (eu fiz isto!), consultas médicas (já vi isto!) e outras coisas mais que, provavelmente, são do interesse apenas da família do autor destas colunas! Há muitos caminhos diferentes que uma coluna de opinião pode seguir – um novo aspecto da história que ainda não foi abordado, ou simplesmente uma análise com alguma emoção pelo assunto analisado.
  • Cuidado com as medidas físicas de sua coluna. Quando você escreve uma reportagem comum, as medidas da coluna não importam tanto porque provavelmente alguns centímetros serão editados mais tarde, de qualquer forma. Se o texto ultrapassar o espaço reservado a ele, pode ser editado sem serem removidos os fatos importantes. Mas a notícia dada em uma coluna que você escreve toda semana pode mudar drasticamente com pequenas edições, porque os pontos importantes são muito mais subjetivos. O que para você é o ponto mais importante, pode ser visto como irrelevante para um editor e truncado para reduzir o tamanho. Certifique-se de usar exatamente o espaço que você recebeu, e nunca o ultrapasse.