Como descrever seus pontos fortes em uma entrevista de emprego

Juntamente com "fale-me de você", "descreva seus pontos fortes" é uma das perguntas que você sabe que lhe farão em uma entrevista de emprego. De início, parece uma pergunta fácil. Mas por ser um tópico tão amplo, pode na verdade ser muito difícil de responder bem. Abaixo estão algumas diretrizes para ajudá-lo a preparar e apresentar uma excelente resposta.

  1. Identifique seus pontos fortes. Você deve pensar muito bem sobre seus pontos fortes pessoais,  antes de pisar com o primeiro pé na sala onde ocorrerá a sua entrevista. Não é incomum que até mesmo os profissionais mais ambiciosos estejam perdidos com relação a seus próprios pontos fortes. Tente examinar alguns exemplos de sumários pessoais (resumos de currículos), e preste atenção a alguns pontos fortes que surgem. Algum destes se aplica a você? Outra boa fonte de "identificação de forças" é perguntar aos seus amigos e família o que eles vêem como atributos positivos seus. Você é organizado? Decidido? Dá importância aos detalhes? Você pode apostar que estas qualidades suas aparecem também em seu trabalho.
  2. Limite as forças que vai relatar. Claro que você quer impressionar o gerente que está contratando, com muitos e variados pontos fortes. Mas, é uma boa idéia concentrar o pensamento em apenas três ou quatro, em vez de fazer uma lista exaustiva e regurgitá-la. Se você tentar vender o fato de que seus pontos fortes cobrem toda e qualquer situação que algum dia possa surgir é muito provável que duas consequências negativas venham a acontecer: seu entrevistador provavelmente não vai acreditar em você, e você não vai ter tempo suficiente para expor sobre nada (e, consequentemente, perderá a oportunidade para dar credibilidade às suas alegações).
  3. Evite frases de efeito, já gastas pelo uso. É tentador dizer coisas como: "Sou um homem de pessoas", porque soa como se devesse ser a resposta certa. Entretanto, ela é demasiado vaga para transmitir outra coisa senão o fato de que você não sabe como participar bem da entrevista.
  4. Certifique-se de que seus pontos fortes são transferíveis. Se você estiver sendo entrevistado para uma posição semelhante à que já tem agora - ou para sua empresa atual - será bastante fácil descrever como os seus pontos fortes relacionam-se ao seu novo trabalho em potencial. Mas se você está mudando de carreira, ou regressando ao mercado de trabalho após uma ausência, precisará ser mais criativo. Se você está mudando de design gráfico para vendas, por exemplo, pode relatar sobre como a sua dedicação para com apresentações para clientes, criativas e feitas em tempo hábil, seria um plus valiosíssimo em seu novo trabalho.
  5. Relacione seus pontos fortes com a nova empresa ou trabalho. Não é segredo que os candidatos têm de pesquisar sobre a empresa em perspectiva, bem como sobre o trabalho específico que estão buscando, se possível. Mas talvez você não perceba o quanto estas informações podem ser valiosas quando relacionadas aos seus pontos fortes. Se você sabe que a cultura da empresa que está contratando é centrada no cliente, por exemplo, tenha certeza de transmitir que serviço ao cliente é um dos seus pontos fortes. A empresa não se preocupa com seus pontos fortes em um sentido abstrato, ela quer evidências concretas de que você pode produzir resultados concretos quando estiver trabalhando em favor dela.
  6. Dê exemplos concretos. Muitos candidatos começam bem a sua resposta sobre seus "trunfos", e então terminam abruptamente uma excelente resposta por, bem, parar abruptamente. Não basta dizer que você é persistente; suporte a sua asserção com a história sobre aquela vez  que você cortejou um novo cliente por seis meses, para garantir um grande negócio para sua empresa anterior. Ou demonstre sua atenção aos detalhes, mostrando a seu entrevistador um boletim de empresa que você editou.
  7. Esteja preparado para verificações. Um bom entrevistador sabe que você espera perguntas sobre seus pontos fortes e fracos e que, se você for esperto, terá preparado uma boa resposta. Então, para atrapalhar um pouco as coisas, alguns entrevistadores fazem perguntas que o obriguem a defender a sua afirmação. Se você descrever que um de seus pontos fortes é ser capaz de vender gelo para um esquimó, seu entrevistador poderá pegar um grampeador e pedir-lhe para demonstrar a sua técnica infalível de vendas. A melhor maneira de se preparar para perguntas de verificação, como esta, é ter certeza de que você realmente possui os pontos fortes que diz possuir.