Como instalar um amplificador para carro

Instalar um novo amplificador é uma ótima maneira de melhorar sistema de som do seu carro. Os amplificadores pegam um pequeno sinal elétrico e fazem dele um sinal grande. Esse sinal grande que cria o som alto que sai dos alto-falantes. Depois de adquirir todas as peças necessárias, planeje uma tarde inteira para concluir este trabalho.

Veja como:

1. Escolha uma localização. É importante escolher um bom local para a instalação do seu amplificador. Como regra geral, ele fica longe da vista, na medida do possível. Embora você possa querer mostrar seu novo equipamento, você não quer transformar seu carro em um alvo fácil para ladrões. A maioria das pessoas quer instalar seus amplificadores sob assento do passageiro ou ao lado da caixa de subwoofer no porta-malas. Onde por depende de você, mas se o amplificador alimentar os falantes de midrange montados no interior da cabine, provavelmente o melhor é instalar o amplificador debaixo do assento do passageiro. Instalações no bagageiro são melhores quando o amplificador alimenta um subwoofer montado no bagageiro.

2. Ligando o amplificador. É essencial que você use fios de tamanho suficiente para fornecer energia ao amplificador. Use o guia do 12volt.com para ajudar a determinar o tamanho do fio que melhor atende às suas necessidades.

     •    Fio positivo (Vermelho): O fio de energia vai do terminal positivo (+) da bateria, ao redor da baía do motor, por meio do firewall, debaixo do tapete, até o local que você escolheu para instalar o amplificador.

Instale um fusível em linha a 18 polegadas da ligação da bateria. Isso é crucial. Os fusíveis devem ser dimensionados adequadamente para o seu amplificador. Não use um fusível com uma classificação maior do que seu amplificador ou ambos os fios do amplificador. Usar o tamanho errado de fusível é perigoso e pode resultar em incêndio. Confira o manual do amplificador para informações sobre a corrente máxima - isto determinará o tamanho do fusível. Não prossiga até que você esteja certo de que o fusível é do tamanho certo, mesmo se tiver de ligar a empresa ou um profissional.

     •    Fio terra (Preto): O fio terra liga o terminal negativo (-) do amplificador a um pedaço de metal que está ligado ao chassi do veículo. Você não tem que passar o fio terra de volta a bateria porque a maioria dos veículos modernos utilizam a armação metálica do carro para aterrar todos os eletroeletrônicos. Tenha certeza que o fio terra faça contato com metal limpo. Pintura ou ferrugem irá impedir o fio de estabelecer uma boa conexão e o  desempenho vai cair. Uma vez que é quase certo que você vai ter de furar um buraco para passar o fio terra ao metal, seja extremamente cuidadoso quando você furar; não tenha pressa e saiba o que você está fazendo. Uma perfuração no tanque de gasolina pode provocar um incêndio.

3. RCA Preamps. Você deve ter cabos com terminações RCA saindo da unidade cabeça. Você precisará conectar os fios a estes conectores RCA e passá-los debaixo do tapete o amplificador.

Passe os fios dos cabos RCA no lado oposto que você passou o fio de energia. É importante manter esses dois tipos de fios separados, o tanto quanto possível. Em outras palavras, separe os fios de energia o maximo possível dos de som. Se você não seguir este conselho, você provavelmente vai ter um "chiado" ou ruído de motor de alta-frequência no sistema devido à indução. Se seu sistema possui ainda um barulho muito alto associado a ele, você pode tentar instalar um filtro de ruído inline.


4. Cabo de alimentação remota. O cabo de alimentação remota azul destina-se a permitir que suas unidades cabeça controlem automaticamente o ligar ou desligar de seu amplificador. É um pequeno fio porque muito pouca eletricidade flui através dele. Conecte o fio azul saindo da unidade cabeça. Unidades cabeça baratas podem não ter um fio de alimentação remota. Se este for o caso, será preciso instalar um pequeno interruptor abaixo dele.

5. Fios dos falantes. Por último, passe os fios dos falantes a partir do amplificador para cada um de seus falantes. Da mesma forma que com o Preamp, é preciso ter cuidado para não deixar os fios dos falantes passar muito perto dos fios de energia. Se possível, passe-os no lado oposto do carro.