Como comprar e usar uma bomba de aquário: bombas de agua

Alguém quer ir nadar em um lago de água parada, lamacenta? Não? Porque, então, nós esperaríamos que nossos peixes ficassem felizes em um tanque com má circulação de água? Como a sua prima bomba de ar, uma bomba de água é outro tipo de bomba de aquário que irá ajudar a criar um ambiente saudável para o seu peixe.

1. Enchendo o tanque e drenando-o também. Aquários devem ser periodicamente drenados e enchidos novamente. Que melhor forma de fazer isso que usando uma bomba de aquário?
2. Filtração. Talvez o uso mais fundamental destas bombas de aquário é para ou mover a água para dentro do sistema de filtração, ou para mover a água de volta para o tanque após a filtração ter ocorrido. A instalação do filtro em seu aquário, juntamente com a variação do fluxo e a altura da cabeça necessárias, irá determinar o tipo de bomba de água que você irá comprar.

  • Bombas de água para aquário podem ser tanto submergidas no tanque (como no caso de powerheads) ou fora do tanque na forma de uma bomba de água em linha. As submersíveis fazem menos barulho e são tipicamente mais fáceis de instalar. No entanto, bombas de água em linha são capazes de gerar um bombeamento mais poderoso que as submersíveis, e também não irão esquentar a água ao seu redor como as bombas submersíveis infelizmente podem (um claro beneficio de estar fora da água). Para sistemas de filtração por pressão, você deve usar uma em linha.
  • Para um sistema de filtro seco/molhado, sua bomba de água de aquário será instalada para mover a água do seu filtro de volta para o grande volume do tanque. Você pode usar tanto uma bomba de água submersível quanto uma bomba de água de fluxo livre em linha. Novamente, a bomba em linha não traz o risco de esquentar a água, e pode até atingir um melhor nível de fluxo. Mas você terá de enrolar suas mangas e preparar-se para alguma diversão de instalação.
3. Skimmers de proteína. Em um artigo separado, nós descrevemos como bombas de ar podem ser usadas para energizar um skimmer de proteína. Bombas de água de aquário podem servir para o mesmo propósito, mas com mais prazer. Ambos os skimmers de proteína Turbo e Venturi dependem de uma bomba de água.
4. Fazendo correntes saudáveis. É importante em qualquer aquário evitar bolsos mortos sem movimentação de água. Em tais locais onde a água fica parada, crescerão algas. Pense em pântano. Bombas de água de aquário são freqüentemente utilizadas para criar correntes e movimentação de água em seu aquário. A movimentação de água nos aquários tem se tornado bem sofisticada através dos anos. Bombas de água podem ser usadas para energizar criadores de ondas, que podem simular as correntes do oceano dentro do seu aquário. Particularmente se você tiver um aquário de recifes, esta característica é um investimento vital; espécies invertebradas de corais e água marinha dependem deste tipo de movimentação de água para se alimentar e livrar-se de restos.

Assim como com outras bombas de aquário, você pode comprar uma bomba de água em pet shops e online. Se você está apenas começando a cuidar de aquários, tente visitar uma pet shop local onde os funcionários podem ajudá-lo a navegar pelas muitas opções e entender as características e especificações das bombas de água. Quando você comprar sua bomba de água de aquário, considere as seguintes orientações:
  • Nível de fluxo. O nível de fluxo é a quantidade de água que a bomba irá mover em uma hora (medida em galões por hora, ou GPH). A água no seu aquário deve ser virada aproximadamente quatro vezes a cada hora; se o seu tanque contém dez galões, por exemplo, então você terá de comprar uma bomba capaz de manter um nível de fluxo de quarenta galões por hora.
  • Altura da cabeça. A altura da cabeça é a distância vertical da bomba até o destino mais alto de água bombeada. Assim que você tiver descoberto o tipo de bomba de água que irá funcionar com o seu sistema de filtração, a altura da cabeça e nível de fluxo irão determinar se estas bombas de aquário irão funcionar corretamente ou não no seu aquário.
  • No entanto, quando estiver comprando uma bomba de aquário, é sempre melhor errar para o lado mais forte. Uma vez que você tenha comprado a bomba de água do seu aquário, você pode ajustar o nível de fluxo em apenas uma direção: para baixo. Para continuar usando o exemplo anterior, comprar uma bomba de aquário com um nível de fluxo de 40 GPH na sua altura de cabeça não poderá compensar por fatores de encanamento que podem diminuir o nível de fluxo de uma bomba. Ao invés de comprar a bomba de aquário que satisfaz apenas as necessidades do seu nível de fluxo e altura de cabeça, compre uma que exceda os requisitos.