Como tratar vermes em cachorros: Problemas de saúde do cão

Os cães podem se tornar aflitos com vários tipos diferentes de parasitas internos, comumente chamados de "vermes caninos”. O tipo mais prevalente de verme que os cães podem ter são lombrigas e tênias. A infestação de lombrigas pode ser bastante alta em filhotes. A infestação de tênia também pode ser um problema para o seu cão, especialmente se ele tiver pulgas.

Se o seu cachorro tem vermes, pode ocorrer perda de peso, sangue nas fezes, cabelos secos e vômitos. Se você acha que seu cachorro tem vermes, você deve levá-lo ao veterinário. Embora existam medicamentos de venda livre disponíveis, eles podem ser perigosos para o seu cão, se não forem dados na dose adequada. Você também deve saber que nem todos os vermes caninos podem ser mortos com medicação de balcão.

Quando você leva o seu filhote de cachorro para uma visita ao veterinário, você também deve ter uma amostra de fezes de seu cachorrinho. O veterinário irá olhar para ver se o seu cachorro tem quaisquer vermes caninos microscópicos que também podem precisar ser tratados.

Não se preocupe. Este é um dos mais comuns problemas de saúde do cão. Você só precisa ter certeza de manter um olhar atento sobre o seu cão para que possa identificá-lo rapidamente.
Veja como se livrar destes parasitas em cães.

Lombrigas

  • A lombriga fêmea produz centenas de milhares de ovos por dia. Estes ovos são colocados no chão. Quando o cachorro brinca em solo contaminado e ingere ovos de vermes, eles se quebram no intestino do seu filhote. A larva é então levada para os pulmões do cachorro pela corrente sangüínea. Uma vez nos pulmões, a larva irá rastrear a traquéia do seu cachorro e será engolida. Isso normalmente faz o seu cachorro regurgitar ou tossir. Uma vez que as larvas foram engolidas, elas vão viver no intestino do seu filhote e se transformar em vermes adultos.
  • Procure sintomas de verme canino. Se o seu cachorro tem vermes, ele terá uma aparência barriguda. Seu cachorro também pode ter um crescimento fraco.
  • As lombrigas podem ser vistas nas fezes de um filhote de cachorro e até no vômito dele.
  • Lombrigas podem ter até sete centímetros de comprimento.
  • A infestação de vermes pode ser muito perigosa. Ela pode causar uma obstrução intestinal que pode levar à morte do seu filhote. Assim, sempre observe o seu cão para que você possa rapidamente identificar os sintomas de vermes de cães e obter tratamento para o seu cachorro.

Tênias

  • Tênias são transmitidas através de pulgas.
  • Seu cão pode ser suscetível a tênia se ele for um cão de caça e tenha ingerido um animal que tem vermes. Da mesma forma, seu cão pode pegar tênias se ele ingerir pulgas que tenham estado em alguma floresta ou selva.
  • Se o seu cachorro tem vermes, você poderá ver os ovos ou "segmentos" de vermes nas fezes do cão. Estes segmentos vão se mover por um tempo depois de terem sido eliminados do seu cão. Eles são achatados e assemelham-se à arroz. Esses segmentos também podem ficar presos nos pêlos em torno do seu cão.
  • As tênias não podem ser mortas com medicação de balcão. Você terá que levar seu cachorro ao veterinário para fazer um tratamento para se livrar de tais parasitas.