Como tratar queda de pêlo em cães

A maioria dos cães perderem um pouco do seu pêlo regularmente. Se você possui um cachorro, você pode estar familiarizado com a constatação tufos de cabelo no tapete ou sofá. Isto é especialmente verdadeiro no caso de raças com dupla camada de pelos. Dupla camada significa que seu cachorro tem uma camada interior mais espessa e suave, o que ajuda a protegê-lo de extremos de temperatura. Ela isola-o do frio extremo no inverno. Também ajuda a evitar que o ar extremamente quente atinja a pele no verão. Cães com dupla camada geralmente têm uma longa camada exterior no topo da camada interna, o que ajuda a proteger o revestimento interior, e é uma camada adicional contra o frio e o calor. Alguns exemplos de raças com camada dupla incluem: Pastor Alemão, Collie, Husky, e Welsh Corgi.

Queda de cabelo sazonal muitas vezes é chamada de "muda de pêlo". Este tipo de perda de pêlo é normal para a maioria das raças de cachorro. Algumas raças também têm excessiva queda de pêlo quando estão perdendo seus pêlos de filhotes e os pêlos de cachorro adulto estão nascendo. Não é possível eliminar completamente a perda de pêlo do cão, mas existem maneiras de minimizar a quantidade de pêlo que você encontrará no tapete ou em suas roupas.

  • Escove o seu cão diariamente. Dependendo da espessura dos pêlos, você pode fazer isso com uma escova macia, ou, para raças com pêlo mais grosso, uma escova de aço média pode ser mais eficaz.
  • Sempre escove o seu cão na direção em que o pêlo está indo. Isto irá remover pêlo morto, solto e torto, enquanto dá uma sensação agradável para o seu animal de estimação. Se você escova contra o sentido do pêlo, você ainda irá remover cabelo solto, mas o seu animal de estimação não se beneficia da experiência.
  • Alimente seu cão com uma boa ração de cachorros. Consulte seu veterinário para certificar-se de que seu bichinho está recebendo todos os nutrientes que ele precisa em uma dieta bem equilibrada.
  • Não alimente o seu cão com comida da mesa. Alimentação humana não é nutricionalmente equilibrada para o seu animal de estimação e não dará ao seu animal as vitaminas e minerais necessários para crescer um pêlo saudável.

O pêlo ou pele de um cão é um reflexo da saúde do cão em geral. Se o seu cachorro é saudável, a melhor solução seria encontrar um dos melhores aspiradores de pêlo de cão. Porém, se a queda de pêlo se torna excessiva ou o animal está coçando sua pele, isso poderia ser um sinal de um problema maior. Você deve consultar o seu médico veterinário, em qualquer queda de pêlo anormal. Aqui estão algumas possíveis causas da queda de pêlo canina, e seus sintomas:

  • Seu cão pode ter alergia sazonal ou ser alérgico a sua comida ou produtos químicos domésticos. Consulte o artigo sobre como determinar se o cão tem alergia alimentar para mais informações acerca deste assunto. Se o seu animal de estimação está tendo uma reação alérgica, sua pele pode ficar irritada e coçar, causando queda de pêlo excessiva por todo o corpo ou locais específicos. Consulte o seu médico veterinário, se você suspeita que a queda de pêlo do seu cachorro é devido a alergias.
  • Seu animal de estimação pode ter uma hipersensibilidade à picada de pulga ou mosquito. Alguns cães são extremamente sensíveis às pulgas ou mosquitos. Quando eles forem mordidos, estes irão coçar e coçar até tufos de pêlos caírem. Procure na barriga do seu cão e na base da sua cauda por sinais de pulgas e consulte com o veterinário para um bom método de controle das pulgas. Se o seu cachorro fica do lado de fora durante a noite, use um repelente de insetos em sua pele para minimizar as mordidas de mosquito.
  • Doenças hormonais como hipotireoidismo ou doença de Cushing também pode fazer com que o seu cão perca tufos de pêlo. Queda de pêlo é apenas um sinal ou sintoma dessas doenças graves. O seu veterinário é a melhor fonte de informação para tratar o seu animal de estimação se suspeitar que o seu cão possa estar com outros problemas graves de saúde, além da queda de pêlo excessiva.
  • Sarna sarcóptica ou dermatofitose podem ser outras causas para a queda de pêlo canino. O pêlo do seu cão pode cair em tufos e a pele por debaixo pode ficar vermelha e irritada. A sarna é difícil de detectar e um auto-diagnóstico não deve ser feito sem falar com o seu veterinário. Dermatofitose é altamente contagiosa e deve ser tratada imediatamente.
  • Cirurgia ou anestesia podem provocar uma súbita perda de pêlo em seu animal de estimação. A perda de pêlo deve diminuir depois de uma semana ou duas. Se a queda de pêlo não pára, ou é acompanhada de outros sintomas, contate o seu veterinário para certificar-se de que a recuperação do seu animal de estimação está progredindo normalmente.


Queda de pêlo canina é algo normal para quem tem um cachorro. Mudas na primavera e no outono para a maioria dos animais de estimação pode ser frustrante para você como proprietário do animal, mas é uma parte normal da vida de um cachorro. Perder quantidades excessivas de pêlo, tufos carecas, ou morder e mastigar seus pêlos ou pele não é normal para o seu animal de estimação. Se o seu cachorro está perdendo uma grande quantidade de pêlos ou o pêlo está irritado e quebradiço, isso poderia ser um sinal de um problema mais grave. Você deve trabalhar em estreita cooperação com o seu veterinário para diagnosticar e tratar a questão.