Como tratar a água de um aquário

A qualidade da água é provavelmente o fator mais importante na saúde dos seus peixes de aquário. Em ambientes naturais, como lagoas, lagos, córregos, e oceanos, o abastecimento de água é continuamente ciclico, proporcionando agua saudável para os peixes de água doce habitar. O fluxo natural da água, bem como bactérias e outros organismos, impede os residuos de peixe de estagnarem e, eventualmente decomporem-se em substâncias tóxicas. Infelizmente, o aquário é um habitat artificial e, portanto, bastante diferente do ambiente natural, pois depende do seu proprietário para fornecer água fresca.

Resíduos de peixe, na forma de sólidos e gases, devem ser removidos antes que atinjam os níveis de toxicidade que podem matar seus peixes, daí a importância de trocas regulares de água. Antes de colocar água nova para substituir a velha, ela deve ser tratada. Use as seguintes dicas para tratar adequadamente a água que irá deixar os peixes do aquário seguros.

•    Começar por encontrar um vasilhame. Qualquer balde ou outro recipiente similar será suficiente. Tenha certeza que você tenha força suficiente para levantar o recipiente quando estiver cheio de água (a água pesa aproximadamente 9 quilos por galão). O recipiente deve ser totalmente novo, nunca um que foi anteriormente utilizado para outras finalidades. Em um recipiente reutilizado, o sabão e outros resíduos de limpeza podem prejudicar seu peixe.

•    Lave o recipiente cuidadosamente usando água morna. Não use sabão ou quaisquer outros produtos químicos.


•    Encha o recipiente limpo com água da torneira ou água de poço.

•    Deixe a água em seu recipiente durante a noite. Isso permite que o cloro evapore. Este passo é opcional, já que muitos condicionadores de água removem o cloro quimicamente.

•    Adicione o condicionador de  água. Tenha certeza de usar o condicionador adequado para seu tipo de aquário. Leia as instruções que determinam a relação de condicionador com a água.

•    Permita que o condicionador chegue a uma temperatura que corresponda a temperatura  da água do seu aquário.

•    Retire uma porção da água corrente  do aquário e substitua pela água condicionada.