Como ter um rato de estimação

Os ratos são ótimos animais de estimação, mas há algumas coisas que você precisa saber antes de ter um. Também é uma boa idéia estar muito bem preparado e pronto para a sua chegada.

Não é difícil ter um ou dois ratos como animais de estimação maravilhosos, para você mesmo ou para seu filho. Eles são muito melhores do que hamsters para as crianças porque gostam da convivência humana, são inteligentes, divertidos, e gostam de ficar fora da gaiola. Preparar-se para e em seguida ter um rato é, na realidade, bastante simples, mas requer um pouco de conhecimento e trabalho.

É preciso notar que o tempo de vida médio de um rato é de 2-3 anos. Alguns chegam a viver cinco anos mas, na sua maioria, eles têm uma vida bastante curta. Esta é a única coisa difícil em relação a ter um rato, pois eles não estarão por perto por tanto tempo quanto gostaríamos; e, por eles amarem tanto todos da família, às vezes esta é uma perda difícil. Eles são verdadeiramente animais de estimação maravilhosos.

  • Prepare-se para a sua chegada. Você vai precisar de uma série de coisas antes de trazer o seu rato para casa. Algumas são mais fáceis de encontrar do que outras, e há algumas opções.

    • Gaiola - Uma das escolhas mais importantes que você vai fazer é a gaiola. Há muitas opções, mas quando você escolher a sua gaiola deve ter em mente algumas coisas.

      É preciso bastante espaço. Os ratos adoram brincar, correr, e fazer coisas dentro e fora de sua gaiola. A gaiola deve ter um fundo sólido (que seja seguro para os pés do rato), e uma ou duas prateleiras. Uma roda também é uma boa idéia, especialmente se você tem fêmeas, que adoram correr em uma roda. Quanto mais espaço você tiver, melhor.

      Também é importante que o espaço entre as grades da gaiola não seja muito largo; se o rato puder passar a cabeça através das grades, o resto do corpo também passará (por incrível que pareça, independente do quanto sejam gordos). Um espaço de 1 a 1,5 cm é o melhor, e espaços de 2,5 cm (padrão para porquinhos-da-índia) já são grandes demais para ratos, especialmente os jovens.

    • O Leito - O leito é um assunto muito discutido entre proprietários de ratos. Existem muitas opções, e o que você vai utilizar, ao final das contas, fica inteiramente ao seu critério.

      O cedro é conhecido por causar problemas pulmonares, e muitos acreditam que isto também seja verdadeiro com relação ao pinho. A preocupação é que o óleo perfumado do aglomerado de madeira, de ambas as espécies de árvores, pode causar problemas na função hepática e no metabolismo, e até mesmo câncer. Jornal não é uma boa idéia por causa da tinta no papel (que é bastante).

      Como alternativas, muitos produtos disponíveis são feitos de papel reciclado e muitas vezes vêm em forma de aglomerados, que são mais caros e não tem o cheiro mais limpo, mas tendem a ser muito absorventes.

      As bolotas de aglomerado podem ser menos confortáveis para os ratos, por isso há quem coloque uma camada de serragem de álamo sobre o aglomerado - um ótimo método, uma vez que o álamo é seguro para ratos, mas não tão absorvente como as pecinhas de aglomerado.

      Mude a cama com mais freqüência para alguns dos materiais menos absorvente ou com menor controle sobre odores (ou treine seu rato para usar a cama! ). Tenha uma bela quantia de camas frescas para o novo morador que vai chegar.

    • Alimentação --Comida é outra coisa sobre a qual muitos criadores e proprietários de ratos discutem. Você pode comprar uma ração de qualidade, o que, na minha opinião, é melhor. Contém algumas sementes e frutos de casca rija, mas é feita principalmente de grãos. Costuma conter também frutos secos e vegetais. Também irá conter blocos prensados marrom-acinzentados - são próprios para ratos e bons para eles. Também é uma boa idéia alimentar o seu animal de estimação com algumas frutas e produtos hortícolas frescos (os mesmos que você tem à sua mesa).

    • Água --Você deve ter uma garrafa para água fresca. Muitas pet store vendem vasilhames para água, mas os ratos vão brincar na água e esta ficará suja bem ligeiro. Eles também podem arrastar comida e pedaços da cama para dentro desta vasilha, e então já não têm mais água fresca. Por isto a garrafa de água é uma opção muito melhor.

    • Brinquedos - Você pode obter uma roda, uma maca, e outros brinquedos muito bons que seus ratos irão adorar. Você pode até colocar alguns brinquedos que seriam para um papagaio e/ou um furão.

    Você deve ter estas coisas antes de seu rato chegar, ou ao mesmo tempo em que você o está recebendo.

  • Montagem da gaiola. A montagem da gaiola para um rato é bastante simples. Você simplesmente coloca cerca de 2-5 cm do forro (cama) no fundo da gaiola. Você vai precisar de um lugar específico para colocar a alimentação, não precisa ser um recipiente. Você pode fixar a garrafa de água e brinquedos nos lados da gaiola. Coloque prateleiras, espreguiçadeiras, e até mesmo rodas por toda a gaiola, para criar um lugar divertido. De vez em quando, mude as coisas de lugar para estimular seus ratos. Ter tudo preparado antes de os ratos virem para sua casa pode tornar as coisas mais fáceis, porque logo que chegarem você já pode colocá-los em seu ambiente bem organizado.

  • Comprando o seu rato(s). A maioria dos proprietários de ratos dirá a você para nunca ter um único rato. Eles devem ser mantidos em grupos porque são animais muito sociais. Eu já tive um único rato, por duas vezes, e em outras vezes tive dois ou mais ratos ao mesmo tempo. Os ratos solitários podem e ficam deprimidos de verdade (uns mais que outros). Nesta condição, eles também parecem mais inclinados a ser anti-sociais com as pessoas, assim como com outros ratos. No entanto, há alguns ratos solitários que se saem muitíssimo bem, mesmo estando sozinhos. Eu sugiro, e altamente, que você dê preferência por ter dois ratos (ou mais). Se você está preocupado que por terem companhia da sua própria espécie não vão se vincular a você (não vão ser seus amigos!), definitivamente isto é um mito; como animais que vivem em grupos, eles adoram pessoas, e vão adorar você, quer haja um ou cem deles na gaiola.

    NOTA: Se você tiver dois ratos, certifique-se de encomendar dois machos ou duas fêmeas. É fácil identificar os machos após cerca de quatro semanas, mas antes é difícil identificar. Se comprar de um criador, ele deve ser capaz de dizer. No entanto, a pet store provavelmente não será saberá dizer.

    Para saber o sexo de um filhote, vire-o suavemente de costas em sua mão (ele provavelmente não vai gostar disto), coloque seus dedos em cada lado da área genital e pressione suavemente para baixo. Os machos terão um pênis que sai. Isto só precisa ser feito se o rato for muito pequeno. Se ele já é bem crescido, então os testículos de um rato macho aparecerão pendurados. Um casal de ratos (um macho e uma fêmea) pode produzir (e quase sempre produz) mais de 100 filhotes em um único ano; então, tenha machos ou fêmeas, mas não machos e fêmeas.

  • Como cuidar. Ratos são relativamente fáceis de cuidar. Mude o forro no fundo da gaiola uma vez por semana. Dê água fresca regularmente. Dê alimentação uma vez por dia, e guloseimas de frutas e produtos hortícolas frescos (remova os restos após mais ou menos uma hora, porque eles vão comer comida estragada e podem ficar doentes por causa disto). Você deve também tirá-los da gaiola pelo menos uma hora por dia, para brincar. Eles adoram jogos e vão aprender a brincar de esconde-esconde (tal qual um bebê: "Oh! Aí está você!") Eles também vão brincar de pega-pega, uma brincadeira centrada em torno de você apanhá-los. A maioria poderá facilmente ser treinada para passear em seu ombro, e vão adorar ir aos lugares com você.


Os ratos são ótimos animais de estimação, e muito divertidos. Eu levava meu primeiro rato à Escola Dominical, na turma dos garotos de três e quatro anos de idade, de vez em quando. Ele adorava, e as outras crianças adoravam mais ainda! O rato de minha mãe adora meu filho de 21 meses de idade. Eles são companheiros desde que meu filho estava com oito meses. Os ratinhos mascotes se dão muito bem com outros ratos, com pessoas de todas as idades e, em muitos casos, com gatos também. Eu tive três ratos que ficaram com os dois gatos de meu irmão por uns tempos; eles brincavam com os gatos através das grades da gaiola, e os adoravam (mesmo quando estavam fora da gaiola!). Sempre supervisione ratos que estiverem com outros animais ou com crianças pequenas (acidentes acontecem), mas eles são ótimos animais de estimação para a família. Depois da despesa inicial com a gaiola e a compra dos bichinhos, são muito baratos para manter. E são adoráveis!