Como projetar e construir uma casinha de coelho

Ter um coelho novo pode ser um acontecimento muito especial para sua família. Os coelhos vivem perfeitamente felizes, vivendo em espaços fechados (uma casinha) ou ao ar livre. Isto se dá porque eles se adaptam melhor a temperaturas frias do que a temperaturas quentes. Se o seu coelho vai viver do lado de fora da sua residência, é importante providenciar para ele uma casinha de coelho segura, confortável e estável onde possa viver. Há duas maneiras diferentes de se ver a cosntrução de uma casinha de coelho.

Primeiro, você precisará estar bem certo de que fez os planos detalhadamente para a casinha. Isto garantirá a você que tem todos os materiais necessários para construir a sua própria casinha de coelho, e assim não será pego de surpresa pela falta de material bem no meio da construção. Faça um esboço da maneira que você souber, assegurando-se de anotar com atenção todas as suas medidas. Quando estiver fazendo o esboço da sua casinha de coelho, sempre leve em conta o tamanho de seu coelho, ou o tamanho que terá quando crescer, antes de decidir o tamanho da casinha. O modelo de sua casinha de coelho não precisa ser muito elaborado. Embora talvez você pense que seu coelho pode gostar de ter dois ou três compartimentos para se movimentar, isto não é verdade. Os coelhos já ficam felizes com uma única área onde viver. Quando estão em uma gaiola, interessam-se por comer e dormir. As brincadeiras ocorrerão quando você tirar os coelhos da gaiola, e os colocar juntos para se socializarem.

Quando você tiver terminado de construir a sua casinha de coelho, para obter informações importantes sobre a saúde de seu coelho, e os suprimentos necessários para um coelho, recomendo que você busque orientações adicionais em "How To Train&Care For your Rabbit".

Quando você resolver construir a sua própria casinha de coelho, há duas opções a considerar:

  • Uma casinha toda de madeira. Este é o tipo mais comum e popular de casinha de coelho, mas não é a melhor opção para um coelho de estimação. Falaremos disto depois de discutirmos como desenhar o modelo e construir os dois tipos de casinha de coelho.
    Se você optar por uma casinha em madeira, o melhor é usar madeira compensada forte e resistente, e não tábuas que soltam pedacinhos de madeira. Esta casinha será o lar de seu coelho por um longo tempo; assim, é importante usar bons materiais.

    Este tipo de casinha geralmente é feito com duas partes diferentes. Uma parte ficará completamente fechada, exceto por uma pequena abertura para seu coelho entrar e sair da parte maior. Esta seção pode ter um chão de madeira, mas o recomendado é uma malha de metal. Isto é porque seu coelho usará qualquer lugar fechado como um local para dormir, e simplesmente irá ao banheiro em qualquer lugar onde estiver, quer esteja em seu "quarto" ou não.

    A parte maior deve ter aproximadamente o dobro do tamanho da área fechada. Deve ter um chão de tela, e uma porta na frente. A porta também deve ser de tela. Isto permitirá ao seu coelho circular pelo espaço interno da casinha. É vitalmente importante, para o seu coelho, circular (movimentar-se). Procure garantir que a casinha de seu coelho tenha um telhado robusto. Faça a casinha com uma altura de pelo menos 1 metro, para possibilitar a circulação de seu coelho (saltos). Uma última opção é colocar uma porta sólida na entrada do "quarto" do coelho; isto facilitará capturar seu coelho se ele estiver fugindo, e estiver difícil pegá-lo.

  • Uma casinha toda de tela (com a estrutura principal feita de madeira). Este tipo de casinha de coelho é a mais fácil de todas para fazer. Vá a qualquer mostra, lojas de artigos para bichinhos de estimação ou loja de artigos agropecuários, e compre uma gaiola comum de metal, do tipo que se usa em ambientes fechados. Embora sejam feitas para permanecerem dentro de ambientes fechados, estas gaiolas são perfeitamente adequadas para serem usadas como gaiolas ao ar livre também. O que você tem a fazer é escolher uma gaiola de 2m x 4m, de boa qualidade, e construir uma estrutura em volta da mesma, com pernas de pelo menos 1m de altura, e  um  telhado robusto e seguro de madeira compensada. O melhor é fazer este telhado com um certo ângulo, inclinado para trás, para a água da chuva escorrer. Cobrir este telhado com telhas ou afixar um plástico sobre o mesmo são providências opcionais, mas são muito úteis para preservar a madeira.
A opção de colocar potes para seu coelho fazer as necessidades é exatamente isto; apenas uma opção. Você pode colocar um recipiente de madeira que desliza para dentro e para fora, ou simplesmente deixar um pote no chão dentro da gaiola. Uma limpeza feita uma vez por semana é suficiente, mas você pode pensar em limpar com mais frequência os "potes sanitários”, porque estes estão mais perto da gaiola de seu coelho do que o chão.
Esta segunda opção (uma casinha de metal, com uma estrutura de madeira) é a melhor para seu coelho de estimação. É muito provável que, se você tiver uma casinha de madeira, seu coelho irá urinar nos cantos desta. A madeira ficará impregnada, e haverá uma concentração de amônia nestes locais. Esta certamente não é a melhor maneira de manter a saúde de seu coelho.Vai demorar bastante para isto acontecer então, se você realmente escolher a casinha de madeira, seu coelho não vai ficar doente na mesma hora. É apenas um ponto a considerar.


Construir uma casinha de coelho não tem que ser difícil. Com um bom planejamento, e conhecimento do que você está buscando realizar, é muito fácil!

Ferramentas Necessárias:

  • Martelos, pregos, serrote, etc.
  • Madeira
Precauções:

  •  Escolha madeira de qualidade para a sua casinha de coelho.
Dicas Rápidas:

  • Pinte a casinha de seu coelho da mesma cor da sua casa, ou alguma outra que você goste, para obter um bonito efeito decorativo.