Como limpar urina de gato

Qualquer dono de gato lhe dirá que a urina de gato tem um cheiro insuportável - para não dizer destacado no ambiente. Ainda por cima, a urina dos gatos pode manchar tapetes e pisos de madeira, igualmente. Há muitas razões por que os gatos podem urinar em lugares impróprios - caixas de areia repugnantes, estresse e doenças estão entre os motivos mais comuns. Para evitar que seu gato urine no chão, em primeiro lugar, sugiro aprender como fazer Pee Away - esta fórmula simples é o bloqueio perfeito.

Você conseguirá limpar urina difícil de remover usando as técnicas seguintes para remoção de odores e manchas deixados por seu bichinho de estimação.

Para pisos de madeira. O cheiro da urina de gato torna-se mais repugnante e deteriorado conforme ela afunda na madeira. Pior ainda, ela pode manchar e apodrecer o piso se for ignorada.

  1. Tecidos absorventes. Seque o melhor que puder a área molhada com urina, usando o tecido seco. Procure sempre ter alguns destes panos à mão para casos de emergência. Um pano comum de limpeza funciona bem (ou bastante toalha de papel, se você não tiver um pano), mas fraldas de tecido absorvem muito melhor.
  2. Remova também os resíduos. Remova a mancha suavemente com um tecido quente e úmido, e depois seque bem a madeira.
  3. Produtos para limpeza doméstica. Você pode, então, aplicar qualquer produto para limpeza doméstica à mancha de urina.

    • Muitas pessoas confiam em que o peróxido de hidrogênio é um removedor efetivo de manchas e odores deixados por animais. Se você tiver peróxido diluído a cerca de 3%, pode aplicar a solução com uma garrafinha de spray sobre o local para remover tanto a mancha quanto o cheiro. Deixe o peróxido agir por uns cinco minutos antes de secar. Para obter um removedor ainda mais forte, acrescente um ou dois esguichos de sabonete líquido e uma pitada de bicarbonato de cálcio à mistura na garrafinha. Agite, aplique e veja os resultados.
    • Vinagre branco diluído pode ajudar a remover a urina de gato, também. É melhor diluir a 25-30%. Pulverize (spray) a solução morna sobre a urina de gato, e então seque novamente com o pano.
    • O bicarbonato de cálcio isoladamente é conhecido por remover completamente poças de urina superficiais que estejam causando odores, mas não vai ajudar a remover manchas de urina na madeira.
    Observação: não importa o tipo de limpador que você vai usar, ou a superfície que está limpando (madeira, carpete, móveis), você é altamente aconselhado a testar o agente de limpeza em uma pequena área não-visível da superfície antes de aplicá-lo no local onde ocorreu o acidente com a urina.
  4. Limpe mais uma vez com um pano. Use outro pano quente e úmido para remover os resíduos do agente de limpeza,e termine de secar com um pano.
  5. Produtos industrializados para limpeza de urina. Na sua loja de artigos para animais você pode comprar limpadores especiais anti-urina que contém os componentes necessários para quebrar a bactéria e as enzimas da urina, combatendo assim as manchas e os odores. Use estes limpadores em lugar dos agentes domésticos, ou use-os após a aplicação do seu limpador doméstico.

Para Tapetes. Urina de gato  no carpete ou no tapete é mais do que um incômodo; o líquido pode penetrar através das fibras e da malha, fazendo vir um cheiro de mofo juntamente com o restante do odor.

  1. É mais fácil limpar a urina molhada. Quanto mais rápido você puder reagir à urina, mais fácil será o seu trabalho. Mas se você está tentando secar e desodorizar uma mancha que já secou, sua tarefa será mais simples se você umedecer a mancha com um pouco de água morna antes de começar a limpeza.
  2. Panos absorventes. Seque com um pano a área afetada, conforme descrito na seção sobre madeira, acima. Se você pressionar o pano por maio minuto, e ele continua seco, então você pode ir para o próximo passo.
  3. Produtos industrializados para limpeza de urina. Embora você possa tentar primeiro os produtos domésticos de limpeza mencionados acima, a sua melhor aposta é um limpador removedor de manchas de carpete/tapete industrializado peso-pesado, formulado especificamente em função das bactérias e enzimas dos acidentes com urina de gato (que você encontra em lojas de artigos para animais). Depois de secar com um pano e aplicando pressão para remover tanto líquido (da urina) quanto for possível, aplique um deste produtos para limpeza de urina, seguindo as instruções da embalagem.
  4. Seque novamente com um pano. Depois de deixar agir pelo tempo necessário, seque o limpador com um pano fresco até que ele pareça seco. Finalmente, usando um pano quente e úmido, aplique uma pequena pressão mais uma vez antes de secar uma última vez com um pano seco (para remover qualquer resíduo do limpador, que ainda tenha permanecido no carpete/tapete).

Talvez você tenha que repetir o passo da aplicação do produto de limpeza, algumas vezes.

Móveis e cortinas. Pode parecer maluco, mas os acidentes com urina de gato também podem acontecer em móveis e outros itens de decoração (cortinas, almofadas).

  1. Seque com um pano seco e absorvente.
  2. Seque novamente com a solução de vinagre mencionada acima.
  3. Use um dos produtos industrializados para remoção de manchas e odor. Deixe penetrar conforme as instruções da embalagem.
  4. Coloque um pano seco e limpo levemente sobre a mancha, e seque com pequenas pancadinhas sobre o pano.

  • O que fazer quando você não consegue encontrar a urina. De vez em quando, o odor de urina de gato pode se espalhar por um ambiente de estar, tornando difícil para você encontrar onde a urina se encontra. Ainda assim, você deve encontrá-la! Você sabia que a urina de gato tem brilho quando está sob luz negra? Se você sentir o cheiro de urina, e ainda assim não pode encontrá-la - especialmente se você se antecipa ao problema persistente do comportamento do seu gatinho - uma luz negra é um investimento inteligente.
  • Um motivo final para a vigilância. Faça um esforço concentrado para ter uma reação rápida e completa quando perceber que há urina de gato em algum local na casa - se você ainda consegue sentir o cheiro da urina depois de terminar a limpeza, então seu gato também pode. E isto significa que é bem mais provável que o gato volte a urinar neste mesmo local no futuro.
Se  você se encontra em uma batalha contra manchas e odor de urina de gato em sua casa, sinta-se confortado por saber que não está sozinho! Uma resposta rápida é o melhor para evitar manchas permanentes. A estratégia mais importante, é claro, é a prevenção. Examine o ambiente em que seu gato vive, nível de estresse e saúde. Se o seu gato começar a urinar regularmente fora da caixa de areia, marque uma consulta no veterinário para investigar se existe um problema de saúde subjacente. Mantenha muito limpo o ambiente do seu gato e, se puder identificar qualquer causa de estresse, tente eliminá-la da vida do seu gato.

Dicas adicionais: Se você tem cães ou gatos, um hotel para seu  bichinho de estimação ajudará em todos os seus planos de viagem.
Boa sorte!