Como identificar e tratar vermes em felinos

Se você tem um novo gatinho, ou viu algo estranho na matéria fecal do seu gato, você pode estar se perguntando sobre vermes. Vermes são organismos parasitas que muitos gatos pegam. Os dois tipos mais comuns de vermes são a solitária ou tênia, e as lombrigas; e os sintomas de vermes em gatos geralmente são vistos pelos segmentos da tênia na matéria fecal.

O primeiro passo que você deve tomar é identificar o tipo de verme de seu gato. Depois, você pode buscar a medicação adequada ou encontrar uma alternativa natural, como a encontrada no altamente popular Natural Pet Remedies (Remédios Naturais para Pets).

1. Tênias ou solitárias são vermes longos, compostos por vários segmentos. Você vai ver, se seu gato estiver infectado, coisas brancas se movendo como vermes, no reto do seu gato. São segmentos vivos da tênia que se desprenderam do parasita adulto. Quando estes segmentos estão mortos, eles parecem com grãos de arroz cru, ou sementes de gergelim. Você pode encontrá-los onde seu gato dorme.

Existem dois tipos de tênias; cada tipo infecta os gatos de maneiras diferentes. Dipylidium caninum infecta os gatos quando eles engolem uma pulga infectada com o parasita. Taenia taeniaformia infecta os gatos quando ingerem um roedor que tenha sido infectado com este tipo de lombriga.

A melhor maneira de prevenir Dipylidium caninum é manter o seu gato livre de pulgas o mais possível. Penteie seu gato com freqüência, para que possa ficar ciente de uma infestação de pulgas. Mantenha seu gato dentro de casa, se você puder, para evitar uma infestação de pulgas. Produtos como Frontline e Advantage para Gatos são ótimos para prevenir a infestação de pulgas. E sem pulgas, você, seu gato e sua família serão muito felizes. No lado positivo, os seres humanos geralmente não são infectados com os vermes do gato - humanos também precisam engolir uma pulga infectada para ficarem infectados. Os sintomas em humanos e animais são semelhantes, vendo-se segmentos de tênia no material fecal.

Para evitar Taenia taeniaformia, mantenha seus gatos dentro de casa, para que eles não possam brincar e ingerir roedores silvestres.

O tratamento para vermes é bastante fácil. Uma medicação oral ou injetável é geralmente tudo que é necessário para matar os vermes e expulsá-los do trato intestinal do seu gato.

2. As lombrigas são o tipo mais comum de infecção parasitária. Esses vermes têm 2-4 polegadas de comprimento, são finos e com extremidades afiladas (tipo esparguete). Os gatos podem vomitar estes vermes ou passá-los inteiros nas suas fezes. Como as tênias, existem dois tipos de vermes e duas rotas diferentes de infecção. Os Toxascaris leonina são transferidos através das fezes de outros gatos e roedores. O outro tipo de lombriga, Toxocara cati é passado da mãe para os filhotes, através do leite que a mãe produz. Supõe-se que a maioria dos filhotes são infectados por vermes. Os sintomas incluem uma barriga nos gatinhos, vômitos, diarréia e, possivelmente, letargia.

As lombrigas podem ser transferidas para os seres humanos através de matéria fecal, ou se as lombrigas estiverem no solo onde seu gato defecou (use luvas para jardinagem). Lombrigas em humanos podem causar uma infecção chamada larva migrans visceral. Nematóides transferidos por animais de estimação geralmente não vão para o intestino, mas para outros tecidos, como coração e pulmões. Um tipo comum de nematóide é a difilariose, estes vermes podem ser prevenidos evitando mosquitos. É muito importante evitar vermes em gatos, porque não há nenhum tratamento eficaz para difilariose felina.

Infestações leves de lombrigas humanas são normalmente livres de sintomas. Em infestações mais pesadas em humanos, os sintomas podem ser febre, irritabilidade, dor abdominal, lesões de pele, coceira semelhante à urticária, tosse, falta de ar, chiado, e se os olhos forem infectados, perda da visão.

O tratamento para lombrigas é bastante fácil também. Normalmente, comprimidos são eficazes para o tratamento de lombrigas. Muitos veterinários recomendam vermifugar os gatinhos a cada duas semanas, mesmo que você realmente não veja vermes, mas, só por segurança.

Para prevenir a infecção por lombrigas no seu gato mais velho, não o deixe caçar aves e roedores. Isole o seu gato de gatinhos novos e sem dono, para evitar a reinfestação. Considere manter seu gato dentro de casa, para impedir que cace e coma roedores e aves, sem que você saiba.

Estes são os tipos mais comuns de vermes em gatos.


Se seus gatos estão infectados com vermes, provavelmente você vai ter que dar a eles um comprimido para matar a infestação. A melhor maneira de aprender como dar o comprimido a seu gato é ver o seu veterinário, ou um técnico veterinário demonstrar. Mas, a seguir, vão algumas dicas sobre como dar comprimidos ao seu gato.

1. Incline a cabeça do seu gato para trás, e usando o dedo indicador da outra mão, abra a mandíbula inferior, e coloque o comprimido, o mais para trás na boca, que você puder.

2. Segure a cabeça do seu gato em uma posição normal e massageie a garganta até que o comprimido seja ingerido.

3. Esguichar um pouquinho de água na boca do seu gato com uma seringa de plástico pode ajudá-lo a engolir a pílula.

4. Você pode tentar esconder um comprimido na comida preferida do seu gato, mas a maioria dos gatos vai comer em torno do comprimido, ou depois cuspi-lo de volta.

5. Ao dar ao seu gato um comprimido, seja rápido e dê muito carinho depois (se é que ele vai aceitar).