Como escolher a raça certa de coelho

Não é comumente conhecido que existem mais de 45 raças de coelho! A maioria das pessoas à procura de um coelho como animal de estimação simplesmente acha um coelho criado aleatoriamente em uma pet shop na área em que mora. Enquanto isto é perfeitamente bom para a maioria das pessoas, muitas vezes é enganoso. É pouco provável que a maior parte do tempo esses tipos de coelhos são da verdadeira raça que dizem que ele são.

Escolher a raça certa do coelho é tão complexo como escolher um novo animalzinho para sua família. Coelhos são cheios de personalidade e diferentes raças têm características diferentes.

No circuito de shows, raças de coelho estão divididas em grupos pelos tipos de corpo. Este é o melhor modo de visualização de todas as diferentes raças, uma vez que elas são dividas principalmente pelo tamanho e tipo.

Abaixo iremos explorar cada tipo de corpo e as raças dentro deles:

Tipo de Corpo Compacto - O tipo de corpo compacto é onde estão todas as menores raças de coelho. Raças pequenas vão de 680g até 2,5kg. Compacto significa que eles têm órgãos muito pequenos, arredondadas. Abaixo, destacamos algumas das raças mais proeminentes nesta categoria.

  • Anão de Netherland. Este é provavelmente um dos mais populares das raças compactas. Freqüentemente bebês coelhos em pet shops vão dizer que eles são Holandeses, quando, na realidade, são muitas vezes misturados. Um Anão Holandês terá no máximo 1,2kg. Eles têm o que se chama uma cabeça arrojada. Sua cabeça é muito pequena e redonda, e seu rosto é plano, com os olhos muito grandes e redondos. Seus ouvidos não devem ter mais de 5 centímetros de comprimento. Seus corpos são semelhantes, com uma forma muito curta e redonda.
Eles vêm em uma incrível variedade de cores. As cores são divididas em categorias, assim como variam do branco com olhos azuis ao laranja!
Os coelhos de Netherland são muito bonitos, mas podem não ser a melhor companhia para o seu filho, pois eles são muito pequenos, mas eles tendem a ter uma mente própria. Netherlands têm uma reputação de ser um pouco ranzinza e às vezes incisivos. Isto pode ser resolvido, claro, se eles forem criados com amor e carinho.
  • Holandês (Dutch). O holandês é também uma raça compacta muito popular. É também um dos maiores. Plenamente desenvolvidos, um holandês terá de cerca de 2,5kg a 2,8kg. O holandês tem uma cabeça redonda, com orelhas longas, cerca de 10 a 12,5 centímetros. Seus corpos são redondos, mas não mais do que o Anão Netherland.
A cor e marcações são mais reconhecível atributo do holandês! Eles são brancos, juntamente com outra cor, preto, chocolate, cinza, azul, aço, ou tartaruga. A melhor maneira de descrever as marcas é que eles parecem muito um Boston terrier ou um Tuxedo Cat.
No que diz respeito à personalidade, você não irá encontrar um simpático coelho. Holandeses são muito tranqüilos e são ótimos coelhos para crianças. Cuidar deles é muito fácil e eles são de baixa manutenção.
  • Polonês (Polish). O polonês é o maior segredo das raças compactas. Eles são a grande alternativa para o pequeno Anão Netherland. Poloneses são muito pequenos, como um Anão Netherland. Têm cabeças pequenas, redondas, e corpo arredondado. Eles são um pouco mais pesados do que um Anão Netherland. No máximo do peso, são 1,5kg. Eles também têm orelhas um pouco maiores.
Poloneses não existem em tantas cores; eles só existem em preto, azul, chocolate, branco (olhos azuis e olhos rubi), e quebrado (que é qualquer cor disponível com branca).

A melhor característica do polonês é a sua personalidade. Apesar de serem pequenos, são coelhos muito gentis e amorosos. São ótimos animais de estimação e bons com crianças. Eles têm também uma manutenção muito baixa.

Tipo de Corpo Comercial - Esse tipo de corpo é basicamente restrito às grandes raças de coelho. Maiores e mais gordos do que a maioria das raças, são muitas vezes referidos como raças de carne, uma vez que são freqüentemente criados pela sua carne. Embora isto seja verdade, eles podem ser animais de estimação incríveis! Eles têm um peso que varia 2,9 a 5,4kg.  Raças comerciais de coelho estão entre algumas das raças de coelho mais delicadas.
  • Nova Zelândia. A Nova Zelândia é possivelmente uma das mais reconhecíveis raças comerciais. Eles são grandes coelhos pesando de 4 a 5,4 quilos. As fêmeas da raça vão pesar mais do que os machos. Coelhos Nova Zelândia têm um corpo muito grande e redondo. Eles têm a parte traseira e os ombros amplos. Eles têm grandes cabeças, com as fêmeas tendo rostos maiores que os machos. As orelhas têm cerca de 15 centímetros de comprimento.
A raça vem em três diferentes cores - preto, branco e vermelho - apesar de um azul aparecer de vez em quando, nascido de um preto (eles são um preto diluído que têm uma aparência azul, mas eles não são reconhecidos ou mostrados).

Embora estes sejam da mesma raça, as diferentes cores parecem ter personalidades diferentes. Coelhos Nova Zelândia brancos têm sido comumente utilizados em pesquisas científicas. É possível que esse adestramento em massa deles os tornasse mais pulantes e não tão amigáveis como os outros dois tipos. Os brancos não são os melhores para animais de estimação ou para crianças. Vermelhos e pretos são uma história diferente, porém. Eles tendem a ser muito mais gentis e amorosos. Se forem criados desde uma jovem idade, vermelhos e pretos podem se tornar grandes ursinhos!
  • Prateado de Champanhe. Champanhes estão entre alguns dos grandes coelhos mais doces que você vai encontrar! Eles são aproximadamente do mesmo tamanho de um neozelandês - apenas uma 450g menores que as fêmeas. Eles têm o mesmo tipo de corpo, que é redondo e muito completo.
A característica mais interessante do Champanhe é o seu lindo pêlo. O champanhe tem uma espessa camada de pelo prateado com longos pêlos pretos dispersos por todo o corpo. É incrivelmente macio ao toque, e trará um sorriso ao seu rosto.

O Champanhe também tem uma personalidade extremamente doce. Eles são muito grandes, mas têm personalidades muito descontraídas. Uma interessante característica desta raça é que eles nascem em preto sólido, e, quando crescem, o preto desaparece e a cor prata aparece. Quando eles chegam aos 5 ou 6 meses, eles já estão totalmente prateados.
  • Marten de Prata. O Marten de Prata é uma das menores das raças comerciais. No seu peso máximo, eles pesam cerca de 3,6 a 3,8kg. Os Marten de Prata têm o mesmo tipo de corpo que as duas raças anteriores, apenas um pouco menor. Eles têm cabeças mais alongadas, e orelhas de cerca de 12,7cm.
Eles só vêm em quatro cores: preto, azul, chocolate e lúgubre. O único traço do Marten de Prata é o seu risco prata. A barriga de um Marten de Prata é completamente prata, e a cor prata vai para os lados do seu corpo. À medida que vai subindo, há pêlos prateados dispersos por todo os lados, eventualmente desaparecendo em uma cor sólida, como o preto. O risco também está presente ao redor do maxilar e das orelhas.

Estes coelhos possuem personalidades bastante dóceis. Eles podem ser um pouco ativos e podem não ser para a pessoa à procura de um tipo de coelho preguiçoso que vai ficar deitado em volta da casa.

Tipo de Corpo Todo Arqueado - Os arqueados são os Terriers e os Collies do mundo dos coelhos. Eles são muito exclusivos em aparência e têm muita energia! Estes tipos de raças são proprietários muito dedicados ou experientes.
  • English Spot. Coelhos English Spots são incrivelmente lindos! A expressão "todo arqueado" significa que eles têm um corpo que é fino e arqueado. Estes coelhos ficam de pé, se apoiando em suas pernas. Seu corpo é arqueado e com uma forma muito cilíndrica. Eles pesam cerca de 3,17kg e têm orelhas muito longas de 12 a 15 cm, bem como uma fina cabeça.
English Spots têm uma aparência e marcas muito únicas. Eles têm o que é conhecido como uma borboleta de cores em seu nariz, e têm círculos de cor em torno de seus olhos e orelhas coloridas. A partir da base de suas orelhas, até a ponta do seu rabo, eles têm uma listra perfeita. De cada lado das suas patas traseiras, eles têm uma série de manchas que têm cerca de 1 centímetro (algumas podem ser menores). English Spots vêm em várias cores, incluindo, preto, chocolate, azul, dourado e cinza.

No que diz respeito à personalidade, English Spots têm bastante! Eles são animais muito ocupados, ativos e felizes. Eles são muito potentes e são conhecidos por correr, no entanto, não são para donos inexperientes. Eles são coelhos amigáveis, mas podem não ser o melhor para as crianças pequenas.
  • Tan. Tans são muito parecidos com o English Spot no tipo de corpo, com as costas arqueadas, e um corpo altura e rosto fino. Eles são, porém, um pouco menores, pesando apenas cerca de 2,7kg.
O Tan é preto, com uma barriga de outra cor. A barriga pode ser azul, chocolate, ou lilás, mas o bronzeado é mais comum.

Eles são tão altos quanto os English Spot e são também tão difíceis de manusear quanto os outros. Um Tan não é um bom coelho para as crianças. Eles podem ser de natureza temperamental, e são mais adequados para os adultos.

Tipo de Corpo Semi Arqueada - Raças semi-arqueadas são por vezes conhecidas como tendo a forma de um bandolim. Isso acontece porque estas são geralmente raças muito grandes que têm ombros muito baixos e um traseiro bem alto e arqueado.
  • Lop Inglês. O Inglês Lop é uma das raças semi arqueadas mais interessantes e uma das raças mais interessantes de coelho em geral. Eles são coelhos muito grandes pesando entre 4,5 e 5,4 quilos. Eles têm o corpo em forma de bandolim, e uma cabeça bem longa e larga.
A característica mais interessante do Lop Inglês são as suas longas orelhas. O Lop Inglês tem as orelhas mais longas, e quando plenamente crescidos, devem ter 66 centímetros de comprimento cada. Quando em um campeonato, o juíz o coloca na mesa e tirará uma régua para medi-las! O Lop vem em uma variedade de cores, desde o preto até o laranja e ao quebrado.
Lops Ingleses têm uma personalidade tranqüila, mas eles são coelhos muito grandes, então precisa-se trabalhar com eles para que eles se habituem a ser manuseados.
  • Flamingo Gigante. O Flamingo Gigante é como o nome diz, gigante! Esta é a maior raça de coelho que você pode encontrar. O menor peso que um Flamingo pode ter é 5,8kg, e a maioria pode chegar ao incrível peso de 9 kg. 7,2 a 7,7 quilos é o peso mais comum.
Eles têm a forma de bandolim, com um alto traseiro e ombro baixo. Eles têm orelhas incrivelmente longas, e uma longa e larga cabeça. Eles vêm em várias cores, incluindo, preto, azul, branco, areia, e pardo.
A melhor coisa deste coelho, no entanto, é a sua grande personalidade! Flamingos Gigantes são inteligentes e muito simpáticos. Eles precisam ser trabalhados, uma vez que são muito grandes. Eles são ótimos com crianças, e com todas as pessoas em geral.

Tipo de Corpo Cilíndrico- Existe apenas uma raça que tem um tipo de corpo cilíndrico.
  • Himalaia. A Himalaia é uma raça única, pois é a única raça cilíndrica. Ela tem um corpo muito longo, que é como o nome diz, a forma de um cilindro. É um pequeno coelho pesando em torno de 2,25 a 2,7 kg. Seu rosto é tão magro quanto o seu corpo, muito pontudo no nariz.
O Himalaia é branco, com um nariz, orelhas, patas e cauda escuros. A cor escura pode ser preta, chocolate, azul ou lilás. Elas também têm olhos cor de rubi coloridos ou rosa. Isto dá-lhes uma aparência muito marcante.

A personalidade deste coelho depende da dedicação do dono. Eles podem ter uma personalidade muito calma, desde que sejam trabalhados desde jovens. Se eles não forem nutridos desde uma idade jovem, Himalaias podem se tornar um pouco nervosos e facilmente agitados.

Agora que você está familiarizado com muitas raças de coelho, você precisa decidir onde comprar o seu coelho. Sua melhor aposta será para localizar um criador da raça que está tentando comprar. Há duas grandes maneiras em que você pode localizar um reprodutor.

A Internet - É realmente fácil localizar criadores online. Sua melhor aposta é procurar no Google ou no Yahoo sobre a raça que você está procurando. Isso quase sempre lhe fornecerá resultados.

Clubes, Organizações de Animais e Espetáculos - Se você está familiarizado com as organizações e clubes locais, entre em contato com eles e eles vão te colocar em contato com um alguma associação relacionada a coelhos. Esses clubes devem ser capazes de direcioná-lo para alguns criadores ou melhor ainda, eles poderiam dizer quando haverá uma mostra de coelhos que você poderia ir e encontrar criadores.

Certamente não é um crime de comprar um coelho em um pet shop. Não esqueça de fazer perguntas e saber o que você está recebendo.

Divirta-se e lembre-se de pesquisar antes de comprar! É um novo membro da família ... Só lembre-se disso!