Como cuidar de um Labrador Retriever

Ter um Labrador Retriever é uma experiência fantástica! Eles são animais dóceis, amáveis e cuidadosos, que precisam de um bom dono para se tornarem os melhores possíveis. Antes de levar para casa seu novo filhote, você deve estar pronto para ele; para isso, eu recomendo que você consiga uma cópia de "Training Your Puppy" - esse livro gira em torno dos Labradores Retrievers, e vai ensiná-lo como treinar seu filhote para que seja uma boa companhia para você e sua família.

Aqui vão algumas dicas de como cuidar de um Labrador Retriever:

  1. Certifique-se de alimentar e dar água a ele. Como com qualquer raça, cuidar de um Labrador inclui providenciar água e comida diariamente. Assim que ele chegar a sua casa, fixe um horário para alimentá-lo. Cães devem ter acesso à água 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano! Eles podem ser alimentados uma ou duas vezes por dia, dependendo de sua preferência. A boa saúde de um cão começa pela nutrição certa. Escolha uma ração saudável que forneça boas fontes de nutrição e alimente-o de acordo com as instruções na embalagem. Quando der ao seu cão seu prato de comida, peça para ele sentar e não coloque a comida no chão até que ele assim o faça. Assim que ele obedecer o comando, coloque o prato, faça com que ele olhe para você (longe do prato), e então libere-o para que ele possa comer. Isso irá ensiná-lo que você está encarregado de alimentá-lo, e não apenas atender ao seu pedido por comida.
  2. Dê a ele um espaço próprio para dormir. Muitas pessoas não apreciam dividir suas camas com um cachorro grande e peludo (essas pessoas são doidas... apenas brincando, claro); se você não quer que seu cachorro durma com você, dê a ele uma cama própria. Uma boa casinha com uma coberta dentro ou uma cama de cachorro são ótimas. Enquanto ainda for filhote, treine-o para entender que aquela é sua cama, coloque ele repetidas vezes nela e peça para que deite quando você quiser. Muitas pessoas acham que é ruim colocar o cachorro num cercado ou cesto para dormir, especialmente quando ele chora para ficar com você. Apesar de ele poder não gostar da idéia de ficar longe de você, é realmente melhor para ele ter seu próprio lugar para dormir. Isso é verdadeiro para qualquer cachorro, e seus ancestrais costumavam dormir em lugares como cavernas, sozinhos ou com sua matilha. Providenciando essa "zona segura" para seu cachorro, onde ele possa dormir, você faz com que ele saiba onde ir quando quiser um lugar quieto e calmo.
  3. Leve-o para lições de adestramento. Nunca subestime a importância de treinar seu Labrador. Se você pegar seu cão quando ainda for filhote, levá-lo a aulas de adestramento de filhotes vai ensiná-lo que você é o mestre dele e também vai ajudá-lo a interagir com outros cães. Se ele ainda for um bebê, ele ainda não sabe os comando "venha" e "senta", então o curso irá ajudar você a ensiná-lo como obedecer. Leve petiscos em abundância, amor e paciência para cada das aulas de treinamento.
  4. Limpe e dê banhos em seu Labrador regularmente. Limpar um cachorro não é uma tarefa complicada se você aproveitar o tempo para interagir com ele. Uma vez que essa raça tende a perder muito pelo, escová-lo e banhá-lo pode ajudar a diminuir a queda de pêlos. Também corte suas unhas regularmente - se você ouvi-las batendo no chão, é hora de cortá-las!
  5. Certifique-se de que seu cão se exercite bastante. Os Labradores têm tendência a ficar acima do peso se comerem demais e se exercitarem pouco. A boa notícia é que eles são energéticos e adoram correr e nadar. Apesar de não ser conveniente a ele dar um mergulho numa piscina, ele precisa sair e passear ou correr diariamente. Você deve fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente com seu Retriever para garantir uma boa saúde. Essa é uma ótima chance de passar o tempo com seu cachorro e passear. Não faça disso uma tarefa - faça com que seja divertido para vocês dois!
  6. Providencie as vacinas e licenças em dia para seu cachorro. O cuidado adequado com a saúde é vital. Vacinas para filhotes, vacinas contra raiva e exames para prevenir dirofilariose são necessários não apenas para mantê-lo saudável, podem até mesmo salvar sua vida. Seu veterinário pode providenciar check-ups e vacinações para seu cachorro, assim como um cuidado geral. A saúde de seu cão deve sempre ficar em primeiro plano. Leve-o constantemente ao veterinário e certifique-se de obter suas licenças a tempo para mantê-los longe de problemas!
  7. Ter um Labrador Retriever significa que você pode esperar algumas características gerais nele.

  • • Você tem um cão que adora água. Os Labradores Retrievers eram originalmente escolhidos como uma raça para caça em áreas pantanosas/úmidas, e suas tarefas eram trazer patos, marrecos ou outras aves aquáticas. Se você mora perto de água, seu instinto o levará a correr e pular para dentro dela, então esteja preparado para isso!

    • Os Labradores são tipicamente cães muito gentis e amáveis, que se dão muito bem com crianças. Minha experiência com Labradores me diz que se há uma criança pequena por perto, ele vai querer estar lá, lambendo seu rosto! Se você tem uma criança pequena, certifique-se de deixá-la perto de seu cachorro e ensiná-lo a não pular nas pessoas, uma vez que ele pode acidentalmente nocautear uma criança em sua corrida para lamber seu rosto.

    • Se prepare para a grande quantidade de pêlo solto. Se seu Labrador for criado dentro de casa, os cuidados com ele devem envolver tornar a escovação um hábito (pelo menos uma vez por dia), e se prepare para aspirar um monte de pêlo de cachorro! Se você tem alérgicos na família, talvez essa não seja a raça ideal para você.

    • Os Labradores tem tendência a mastigar tudo e todos ao seu redor (especialmente quando filhotes). Se seu filhote ver um tênis, ele pode interpretá-lo como um brinquedo para mastigar. Tendo isso em mente, arrume vários brinquedos de mastigar, treine-o para não comer os pés das cadeiras, e mantenha tudo que você não queira que seja destruído, ou seja perigoso para seu cachorro ingerir, fora do chão.

    Se você já for dono de um Labrador adulto ou tiver a sorte de escolher seu animal numa ninhada de filhotes de Retrievers, essa raça de cachorro é uma ótima companhia para pessoas de qualquer idade. Tendo o devido conhecimento e tendo um bom cuidado com a saúde dele, pode estar certo que ele será uma adição perfeita a sua família.


  •