Como cuidar de um basset hound

O Basset Hound é mais conhecido pela sua pernas curtas, orelhas longas e olhos tristes. Muitas pessoas não sabem que esse adorável e amigável cão foi criado para caçar coelhos. É mais provável que você esteja considerando ter um Basset em sua família como animal de estimação, se for o caso, siga os passos abaixo para cuidar deles.

  1. Coloque o Basset em uma aula de obediência, mas esteja disposto a ter paciência. Essa raça tem reputação de ser teimosa, mas alguns dizem que são apenas pensadores independentes. Isso vinha a calhar quando iam caçar, mas como um animal doméstico isso pode ser cansativo. (Dica: você vai conseguir ir muito mais longe com um Basset se treiná-los com um petisco na mão.)
  2. Planeje manter seu Basset dentro de casa na maior parte do tempo. Se você colocá-lo para fora durante o dia, certifique-se que há um cercado no quintal. Os Bassets são conhecidos por seguir seu nariz e bisbilhotar. Infelizmente, poucos fazem o caminho de volta para casa.
  3. Gaste muito tempo com o seu Basset. Se não o fizer, os vizinhos vão saber; esta raça começa a uivar se deixados sozinhos por longos períodos de tempo.
  4. Exercite o Basset. Bassets tendem a ganhar peso facilmente (aqueles olhos caídos sempre ganham muitos petiscos!), então eles devem fazer caminhadas ou brincar no quintal. Os Bassets não são bons nadadores e devem ser vigiados de perto em torno da água.
  5. Tenha uma rotina de limpeza de orelha. À semelhança de outras raças de  longas-orelhas, o Basset Hound é propenso a ter problemas nas orelhas devido à falta de limpeza. Seu instinto de caça fazem eles farejar por todo o solo, o que por sua vez faz suas orelhas se arrastarem. Ao arrastar suas orelhas, elas pegam sujeira ao longo do caminho.
  6. Mantenha seu nariz limpo. (E os olhos também!) Arrastar seu focinho pelo chão enquanto segue um cheiro vai deixar o nariz dele sujo. E aqueles adoráveis olhos caídos podem ganhar vários petiscos, mas também são susceptíveis à infecção quando a sujeira fica em contato com seu rosto.
  7. Fique de olho em sintomas que esta raça é conhecida por ter: doenças de ouvido e pele, artrite, claudicação, epilepsia, desordens hematológicas e displasia da anca e cotovelo.
  8. Por fim, compre papel toalha. Seu novo Basset Hound vai babar muito e você terá que ir atras dele limpando!