Como cuidar de peixes tropicais

Depois de ter montado seu aquário e começado a acrescentar peixes, há uma série de rotinas e passos necessários para manter as coisas saudáveis e de bom tom. É muito útil manter um diário para garantir que todas as etapas sejam concluídas no tempo desejado.

  • Alimente os peixes numa pequena base diária. Todo alimento deve ser consumido dentro de alguns minutos. Remova sobras de alimentos para impedir que venha a apodrecer e comprometa a qualidade da água.
  • Monitore o crescimento de seus peixes para evitar uma situação de superlotação. Superlotar o aquário vai levar ao stress e a má qualidade da água. Existe uma regra de ouro que é uma polegada de peixe por 3 litros de água, seria a capacidade máxima de um aquário. Este é apenas um guia, o volume do peixe é tão importante quanto o seu comprimento total. Além disso, um aquário pouco abastecido é mais indulgente do que um lotado à capacidade máxima.
  • Registre a temperatura da água. Isto deve ser feito todos os dias, para um bom aquário. Depois de certificar-se que a temperatura da água é relativamente estável, continue verificando, uma vez por semana ou depois de uma grande mudança ambiental, tais como o início do verão ou quando você ligar o ar condicionado para esfriar a casa.
  • Ajuste as luzes do temporizador, para assegurar a regularidade dos períodos de claro e escuro. Adiantar e modificar para a hora de verão não são as únicas vezes que você terá que ajustar seu temporizador. Cada vez que houver queda de energia, o temporizador vai ter de ser ajustado.
  • Limpe/troque o seu filtro. Verifique se você tem um filtro que é suficiente para circular todo o volume de água em seu reservatório ao menos 3-5 vezes por hora. Um filtro entupido irá reduzir a quantidade de água exposta a ele. Uma vez que bactérias úteis que convertem nitratos nocivos em nitritos vivem na porção esponjosa do seu filtro, a forma mais segura de limpa-lo é sifonar alguma água do tanque dentro de um balde, e espremer a esponja rapidamente até que todos os detritos saiam. Se você utiliza carvão vegetal em seu filtro, substitua-o por um novo mensalmente.
  • Use um kit de teste para verificar o ph da água. Além disso, verifique sua água da torneira. Compare os resultados do seu teste para o reservatório de água do aquário. Se os resultados do teste são muito diferentes, você precisará adicionar produtos químicos a sua água de torneira quando trocar a água no Passo 7. Os produtos químicos necessários para este procedimento estão disponíveis em lojas especializadas.
  • Realize muda rotineira de 10-25% da água. Faça isto a cada 2-4 semanas dependendo da forma como o seu tanque é abastecido, e de quanto seus peixes sujam. É melhor usar um sifão com cascalho ao fazer a limpeza da água. Isto irá permitir retirar o excesso de lama do substrato. Sifone a água suja dentro do balde, e lave. Lave e encha o balde com água da torneira. Ao adicionar a água da torneira, certifique-se que tenha a mesma temperatura da água do aquário. Além disso, use um removedor para remover o cloro da água nova. Talvez seja necessário adicionar produtos químicos para alterar o ph da água da torneira, dependendo do resultado do teste no Passo 6. 
  • Avalie a saúde de todos os seus peixes. Será que eles estão mesmo saudáveis e ativos? Tem qualquer mancha, lentidão, lesões ou alterações na cor? Idealmente, você deve encontrar um local onde possa pôr um aquário adicional menor. Ele deve ser apenas um tanque simples com um filtro de esponja simples. Transfira qualquer peixe doente ou ferido para este tanque para tratamento e um tempo de cura.
Cuidar dos peixes tropicais é relativamente fácil. Se você tem muitos peixes, ou que sujam muito, espere fazer mudanças de água maiores e mais freqüentes. Quanto mais você der atenção à rotina de seus peixes, mais saudáveis e mais agradáveis eles serão.