Como cuidar de peixes beta

Peixes Beta são peixes de cores chamativas, com muita disposição e vigor. Por existirem naturalmente em pequenas poças de lama e poderem engolir ar da superfície da água, eles estão bem adaptados aos pequenos aquários freqüentemente vendidos expressamente para a criação de Betas. Em algumas situações você pode querer criar um ou mais Betas juntos em um aquário maior. Apenas lembre-se que se Betas machos puderem chegar ao outro eles irão brigar. As brigas causam um estresse severo e os mais fracos podem sofrer ferimentos mortais.

Siga esses passos para manter seu Beta saudável:

EBook abrangente sobre Betta Peixe, Satisfação Garantida
Cuidar do peixe Betta

  1. Alimentação leve e diária. Existem várias preparações comerciais de rações para Beta no mercado que funcionam bem. Adicione minhocas como um agrado ocasional. 
  2. Após alguns minutos, remova qualquer ração não consumida. Ração não consumida deixada no aquário pode apodrecer e poluir a água causando estresse ou morte para seu peixe. Isto é muito importante se você estiver usando um dos pequenos aquários que muitas vezes são vendidos para uso com Betas. Manter seu peixe Beta em um aquário maior é uma opção mais misericordiosa. Existem até  mesmo produtos compartimentados que se podem pendurar no interior do aquário para permitir que vários Betas vivam em compartimentos separados.                 
    Descubra a Alegria da Criança Betta Peixe!
    Cuidar dos reprodutores e Betta Peixe
  3. Examine barbatanas, guelras e a aparência geral para procurar sinais  de estresse ou infecção. Trate qualquer sintoma que encontrar com medicamentos disponíveis em sua loja de animais local.
  4. Verifique o nível da água. Isto é extremamente importante se você estiver usando um aquário pequeno para Betas. Mesmo quando você usar um compartimento de plástico num aquário maior, ele estará montado muito próximo à superfície. Isso significa que estará sujeito a evaporação mais rápida do que o aquário como um todo.
  5. Troque a água rotineiramente. Se você criar seu Beta em um aquário grande com outros peixes, isso será fácil de fazer, como parte de sua rotina de manutenção do aquário. Se você criar seu Beta num aquário pequeno, mantenha uma jarra com água da torneira limpa e sem cloro, na mesma peça que o seu Beta. Isto irá facilitar trocas de água rotineiras e garantirá a disponibilidade de água para completar o aquário a fim de compensar a evaporação.
  6. Mantenha um diário para certificar-se de que está mantendo um plano regular. Isto é especialmente útil para as famílias e pode evitar o excesso de alimentação por membros da família que possam não saber se o peixe já foi alimentado.  

Em último lugar, os Betas machos estarão mais ativos e atraentes se mantidos à vista de outros machos. Alguns aquários pequenos colocados um ao lado do outro ou uma exibição de um aquário compartimentado é uma  forma fascinante de apreciar Betas. Seguir estes passos para cuidados rotineiros ajudará a garantir que seus ETTAs ou Betas fiquem saudáveis e robustos.