Como cuidar de cães de raças mistas

Quando você estiver adquirindo um cão de raça mista, também conhecido como vira-lata ou mestiço, muitas vezes não será possível saber exatamente quais raças fazem parte dessa mistura. Por este motivo, é melhor planejar os cuidados com seu cão conforme as linhas gerais apresentadas abaixo, do que utilizar os cuidados que seriam específicos desta ou daquela raça.

  • Os suprimentos básicos necessários para o seu cão de raça mista são potes para comida e para água, além de uma coleira e uma guia para cães. Não é necessário muito para cuidar de cães, mas também se recomenda uma cama para cachorro, brinquedos, ossos, algo para morder, e uma caixa/gaiola para transportar o cão se necessário. Mas, acima de tudo, os cães são mais felizes se você puder reservar bastante tempo para eles.
  • O treinamento de filhotes de raças mistas deve começar no primeiro dia em que você os traz para casa. Você pode fazer o treinamento você mesmo, ou junto com um treinador profissional. O treinamento de comportamento ajudará você a fazer parar problemas de comportamento dos cães, como pular, latir, andar por tudo, morder e mastigar. Técnicas de treinamento canino como o treinamento do papel, ou o treinamento do sino pequeno podem ajudar você a treinar seu filhote para fazer as necessidades no lugar certo. O treinamento de obediência é útil quando chega a hora de ensinar um cão a ir para perto de você, ficar parado, sentar e saltar. Há uma ampla gama de equipamentos para treinamento de cães (como coleiras de treinamento, por exemplo), que podem auxiliá-lo em seu desafio, bem como uma grande variedade de maneiras de encontrar treinadores de cães próximos a você.
  • A quantidade de exercícios necessária para uma raça mista varia, dependendo das raças que estão presentes em seu cão. Como um ponto inicial mínimo, todos os cães, independente da raça, serão beneficiados com uma caminhada diária na guia, ou uma corrida diária em volta de um quintal ou de um campo aberto. Se você levar seu cachorro sem uma guia, procure ter certeza de que ele está em uma área segura. Para este fim, um quintal próprio para cães proporciona ao seu amigo canino um ótimo espaço para brincadeiras - mas, você vai precisar de uma cerca (dependendo da raça, uma cerca invisível para cães pode ser a melhor escolha). Se o seu quintal é completamente inadequado para um cão, e difícil de ser adaptado para o seu amigo, pense na possibilidade de construir uma pista de corrida para cães.
  • Uma boa dieta canina é essencial para a saúde de seu companheiro. Todos os filhotes bem novinhos precisam se alimentar duas vezes por dia. Quando chegarem aos oito ou nove meses de idade, a alimentação pode ser reduzida para uma vez ao dia. Seu veterinário pode dizer-lhe qual o melhor tipo de alimento para o seu cão em particular, e também pode dizer quando é o melhor momento para fazer a mudança, substituindo a alimentação própria para filhotes por uma alimentação para cães adultos. Isto costuma ocorrer entre a idade de um e dois anos, dependendo do tamanho do cachorro.
  • Embora algumas raças de cães precisem de certos cuidados especiais com a aparência e a apresentação, estas, e todas as outras raças de cães, podem beneficiar-se de um bom banho de vez em quando. Cães pequenos podem receber o banho em uma pia ou em uma bacia, e cães maiores podem tomar o banho em uma banheira. Quando fizer tempo bom, os cães maiores também podem receber o banho ao ar livre, com a mangueira do jardim. Shampoos para cães podem ser comprados em supermercados, mini-mercados ou mercearias.
  • O treinamento da gaiola é uma boa idéia para todos os cães, não importa o tamanho, raça ou temperamento. Se você tem diversos cães, deverá ter uma gaiola para cada cão. Este treinamento deve começar o mais cedo possível; assim, o cão aprende que este é, e pode ser, um lugar seguro para ele. Você precisará ter paciência para manter a sua linha de ação quando seu cãozinho chorar ou latir, e quiser sair. Se você o deixar sair neste momento, ele sempre esperará que você deixe novamente.
Os cães de raça mista, todos eles, são únicos e, se você seguir as linhas corretas de cuidados, eles serão tão especiais quanto os cães de raça pura. Se você os tratar de modo especial, eles retribuirão a você exatamente o mesmo tratamento!