Como comprar peixes ornamentais de água doce

Comprar um saudável e belo peixe ornamental de água doce é a chave para ter um belo aquário. Não é um processo complicado, mas precisa de muito cuidado. Existem alguns procedimentos fáceis para garantir que você esteja comprando o melhor peixe, assim como o mais saudável possível. Entre eles estão observar as diferentes variedades de peixe para decidir qual delas é a melhor para você, quais são os melhores para o reservatório que você dispõe, bem como onde adquirir o seu peixe.

Seguindo estas instruções simples você irá se assegurar que terá um dos mais belos e saudáveis aquários de água doce!

  • Pesquisando as variedades de peixes de água doce: Há literalmente centenas e centenas de variedades de peixes de água doce. Por isso é importante pesquisar todas as diferenças, e descobrir quais tipos de peixe são o melhor para você e o aquário que você possui. Nós vamos dividi-los em cinco grupos diferentes.
  • Peixes Pequenos de Água Doce – As variedades de peixes pequenos de água doce estão entre as mais comuns nos aquários, em todo o globo. E é uma das famílias mais populosas. Isso porque eles são pequenos e vivem de dois a cinco ou seis anos em cativeiro. Estes tipos de peixe são frequentemente de pouca manutenção. Exigem limpeza moderada dos aquários, e são muito fáceis te para crianças cuidarem. Eles não são tão suscetíveis a doenças, exceto para a ictioftiríase (causada por Ichthyophthirius multifiliis), que é uma doença comum para a maioria dos peixes, e pode ser facilmente tratada. Eles também são muito ativos, tornando-se excelentes animais de estimação para a família. Algumas destas raças incluem Molinésia, Lebiste, Beijador, Tetras, Betas e Platis.
  • Peixes Grandes de Água Doce - Peixes grandes são outra história muito diferente dos pequenos. Se você optar por comprar peixes que crescem, você vai ter de diminuir o número de peixes que quer comprar. Ás vezes é mais prático ter de um a três peixes grandes dentro de um quário. Apesar do sacrifício, os peixes maiores, muitas vezes vêm com mais personalidade. Algumas pessoas ainda se referem aos seus peixes grandes como os seus cães subaquáticos. Eles vão interagir com seus donos de dentro do aquário, jogando e fazendo caretas. Isto é mais comum para as variedades de ciclídeos, como o oscar ou apaiari , que vêm em várias raças e variedades de cores. Às vezes os peixes maiores podem tornar-se destrutivos, e eles mais sujos. Se você está preocupado com  a fácil manutenção do aquário, esses tipos não são para você. Algumas das raças são o Bala Shark, Jack Dempseys, Green Terror, Ciclídeo Texas, Barbos Prateados, Peixe Anjo e Peixe Papagaio
  • Tipos Dourados - Não é segredo que os Dourados são provavelmente o tipo mais comum e popular de peixes no mundo! Eles são muito fáceis de cuidar e divertidos de ter. Os Dourados são extremamente simples. Elas podem viver com ou sem uma bomba de ar, contanto que a água no seu aquário ou tanque seja mudada periodicamente. Eles também podem ficar em viveiros ao ar livre durante o verão ou o ano todo, se você mora em uma parte quente do país. Existem muitos peixes diferentes que se enquadram na categoria dos Dourados: Há os Cometa, que podem crescer até 15 ou 16 cm, e são os mais comuns. Há também os Cauda-de-Leque, Telescópio, Shubunkins, e finalmente o Koi japonês, que pode crescer até 30 cm ou mais.
  • Peixes de Agua Doce Selvagens - Todo mundo conhece esses tipos de peixes, especialmente pescadores. Algumas pessoas no entanto optam por manter estes peixes em reservatórios silvestres como animais de estimação. Eles tendem a ser bastante sujos, causando sujeira e dificultando cuidar do reservatório. Eles também podem ser temperamentais e difíceis de cuidar como animais de estimação. Também é difícil encontrá-los, levando as pessoas  pescá-los  e mantê-los, tornando muito difícil para eles se adaptarem. Alguns destes tipos de peixes incluem Perca, Peixe-guelra-azul, Peixe-lua e Truta.
  • Limpa Vidros - Há uma espécie principal de limpador de vidro (comedor de algas), que é chamado de Plecostomus, comumente chamado de Pleco, Limpa-vidros, Peixe-gato ou Cascudo, e ele é utilizado para manter os aquários limpos. Um Plecostomus é imprescindível para os proprietários de aquários com peixes sujos como um Oscar. Um Plecostomus bem cuidado pode viver por muitos anos e crescer até 40 cm de comprimento, no entanto, ele geralmente irá crescer conforme o tamanho de seu tanque. Se você decidir comprar um Plecostomus, lembre-se sempre de ter cuidado ao manipulá-lo. Ele não deve ser pego com a rede porque ele tem um exoesqueleto que é muito afiado, e pode cortar a rede ou a sua pele facilmente.
  • Determinando os peixes pelo tamanho do aquário: Há uma regra comum quando se trata de saber quanto espaço seu peixe necessita, e é de 4 litros por cada 3 centímetros do peixe. Esta é uma regra adequada, mas só deve ser tomada por agora. Por esta regra, se você tivesse um peixe de doze centímetros, você só precisaria de 16 litros. É por isso que é preferível ter 8 litros por 3 centímetros do peixe. Você não gostaria de colocar um Oscar de 30 cm em um tanque de 40 litros. Seria infeliz, sem qualquer espaço para nadar ao redor e se divertir! Você também não gostaria de colocar trinta Molinésia em um tanque de dez litros. É sempre importante ter isso em mente quando comprar o seu peixe, especialmente se você já tem o aquário.
  • Onde comprar os peixes: Há muitos lugares bons que você pode comprar os peixes. Uma das coisas mais importantes a ter em mente, não importa onde você escolha ir, é a limpeza. Um aquário limpo é um aquário saudável, portanto, procure tanques livres de detritos e algas, e observe se há peixes mortos. Se há um grande número de peixes mortos flutuando nos tanques, fique longe desse estabelecimento.
    • Cadeias de Pet Shop: Há muitas cadeias de lojas que vendem animais de estimação, e são bons lugares para comprar peixes. Eles geralmente têm funcionários que são treinados para cuidar dos peixes e ter conhecimentos gerais. Procure uma em sua cidade.
    • Lojas Privadas: Quase todas as cidades tem uma ou duas lojas de animais de propriedade privada. Estas lojas podem ser de várias maneiras, por isso vai ser importante vê-las, e até mesmo falar com o pessoal, antes de comprar. Frequentemente, as pessoas que trabalham com essas lojas próprias são um pouco mais conhecedoras e apaixonadas pela criação de peixes do que nas lojas em cadeia.
    • Criadores: Não é tão comum, mas é possível, encontrar um criador de peixes que tenha o tipo especial que você está procurando. Estes criadores podem ser encontrados online ou em um jornal. Com eles você vai ter os peixes mais jovens e saudáveis. Você pode pagar um pouco mais comprando diretamente do produtor, mas você vai ter confiança na  compra.
Agora que você tem um pouco mais conhecimento sobre como  escolher peixes e todas as coisas a considerar, esperamos que o seu novo peixe seja uma experiência divertida e educativa! Boa sorte e divirta-se comprando o novo animal de estimação da família!