Como ajudar um cão constipado

Se você reparou que as fezes de seu cão diminuíram, não é hora de comemorar. Isso provavelmente significa que seu cão está sofrendo de constipação. Antes de marcar uma consulta ao veterinário, siga os passos abaixo para ajudar o seu cão constipado.

  1. Dê uma olhada na dieta do seu animal de estimação. Uma dieta pobre é provavelmente a única causa da constipação intestinal em cães. Seu cão deve comer uma ração de alta qualidade, que não seja processada. Uma boa maneira de saber se o alimento é de alta qualidade é olhar para o primeiro ingrediente, que deve ser a carne.
  2. Dê uma alimentação regular. Cães que estão autorizados a comer o dia todo não tem tempo para que seu sistema digestivo trabalhe. Você deve alimentar seu cão duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Não o alimente demais com petiscos entre as refeições, e nunca lhe dê restos da mesa.
  3. Dê água ao seu animal de estimação. Tal como acontece com os seres humanos, desidratação e constipação andam de mãos dadas. Certifique-se que a tigela da água do seu animal de estimação esteja sempre cheia de água, em um lugar facilmente acessível da casa.
  4. Aumente as fibras na dieta do seu cão. Você pode fazer isso adicionando algumas colheres de chá de farelo ao seu alimento. O cereal Grape Nuts é uma boa fonte de fibra para os animais, assim como os seres humanos. Algumas colheres de sopa de abóbora enlatada, dadas diariamente, também irá adicionar fibras à dieta. Duas colheres de chá de óleo mineral também aliviar a constipação, mas, ao contrário da fibras e outros suplementos, só deve ser administrado em curto prazo.
  5. Faça sua casa ser a prova de cachorro. Muitas vezes, a causa da constipação é o fato de que seu cão tenha ingerido algo que não deveria. Certifique-se de que brinquedos, pequenos utensílios domésticos e lixo não são deixados livres para o seu cão pegar.
  6. Exercite seu cão. Leve-o a um passeio pelo menos uma vez por dia para combater a constipação.
  7. É somático? Às vezes, se um cão está com dificuldades psicológicas (ele é deixado sozinho por longos períodos de tempo, etc.) pode se manifestar em dificuldades físicas, tais como a constipação.
Se as soluções acima não estão funcionando, é hora de visitar o veterinário para receber uma opinião profissional.