Chocando ovos de pato e de ganso: dcas para chocar ovos

Nada é mais fofo do que um patinho, exceto talvez um gansinho. Se você está pensndo em comprar um ou vários destes filhotes, pode comprá-los já chocados ou chocá-los você mesmo. Você pode estar se perguntando "Quanto tempo leva para chocar ovos de pato?" Para encontrar ótimas dicas sobre como criá-los depois de chocados, recomendo o excelente How To Raise Geese - a maioria das informações encontradas neste guia aplica-se também a patos, assim você estará inteiramente bem informado e saberá o que fazer com os patinhos depois que saírem dos ovos.

Seguir os passos apresentados aqui ajudará a garantir que os ovos chocarão em 28 dias para patos, e 30 dias para gansos. Aqui está como chocar ovos de patos e ovos de gansos.

O primeiro passo é reunir os materiais necessários. Veja o que você vai precisar.

  • Reúna os ovos que têm a maior probabilidade de serem férteis, não possuem rachaduras, têm tamanho e forma regulares e são frescos, o que significa que eles não são mais velhos do que sete dias para patos e quatro dias para gansos.
  • Uma chocadeira ou ave para chocar é necessária para a incubação dos ovos.
  • Um termômetro ambiente é necessário para regular temperatura e umidade.
Escolher uma incubadora geralmente depende de vários fatores:
  • Número de ovos sendo chocados
  • Quanto tempo você tem disponível para cuidar da incubadora e dos ovos.
  • Custo da incubadora.
As incubadoras de ar forçado são maiores, têm um virador automático para os ovos, chocam quantidades maiores de ovos, e custam mais. As incubadoras de ar silencioso são menores, não têm um virador automático, chocam pequenas quantidades de ovos, custam menos e são mais comumente usados.

Bem, agora você tem seus ovos, incubadora e termômetro ambiente. O próximo passo é preparar a incubadora seguindo os seguintes passos.
  1. Dois dias antes de colocar os ovos para chocar, ligue a incubadora e adicione água como indicado nas instruções fornecidas com a incubadora.
  2. Coloque o termômetro ambiente no lugar onde os ovos ficaráo.
  3. Estabilize a temperatura a 99,2F para patos, e 99,5F para gansos. A umidade relativa do ar deve ser 50-55% para ambos, patos e gansos. Para ajustar a temperatura:
    • Encontre o termômetro e o elemento de aquecimento, muitas vezes localizados na tampa.
    • Regule o termostato usando o pequeno botão de ajuste, e a porca borboleta.
  4. Aguarde a temperatura subir na incubadora, fechando a tampa.
  5. Uma pequena luz indicadora vermelha deve permanecer acesa enquanto o aquecedor está funcionando.
  6. Aumente ou diminua a temperatura afrouxando a porca borboleta, localizada junto ao botão de ajuste e gire o botão de ajuste no sentido anti-horário até a luz indicadora ligar ou desligar, dependendo de se a temperatura deve subir ou descer.
  7. Regular a temperatura.
    • Verifique temperatura a cada 10 minutos até que a temperatura atinja 98F.
    • Confira mais frequentemente de 98F até 99F.
    • Após a temperatura atingir 99F, gire o botão de ajuste até a luz indicadora apagar.
  8. Deixe a incubadora em repouso durante 30 minutos.
  9. Se a temperatura estiver correta, aperte a porca borboleta. Se a temperatura não estiver correta, ajuste o botão e verifique novamente em 20 minutos.
  10. Aumente a umidade relativa do ar, adicionando mais água.
  11. Uma vez que a temperatura esteja correta e estável na incubadora, é hora de colocar os ovos.
    • Marque os ovos com um X em um lado e um O do outro, se estiver utilizando uma incubadora de ar silencioso.
    • Coloque os ovos na incubadora com todos os Xs aparecendo, ou todos os Os aparecendo.
    • Após as primeiras 24 horas, gire os ovos 3 vezes ao dia usando os Xs e Os para se certificar de que cada ovo seja virado.
Incubadoras de ar forçado têm giradores automáticos que fazem isso por você. Não continue girando depois de as avezinhas começarem a piar, que é quando o patinho ou o gansinho começa a quebrar o ovo. Isto é normalmente em, ou por volta de, 27 dias. Os ajustes de temperatura são muito importantes, então monitore-as cuidadosamente e faça ajustes se necessário. Utilizando uma incubadora de ar silenciosa, você deve adicionar dois graus em todas as medições da temperatura neste artigo para atingir as condições adequadas para os ovos.
  • Nos primeiros 14 dias, as temperaturas devem ser 99,2F para patinhos e 99,5F para gansinhos. A temperatura deverá ser reduzida para 99F do dia 15 ao dia 25 para patinhos, mas continuam a ser as mesmas para gansinhos.
  • A temperatura no dia 25 de incubação deve ser 98,6F para patinhos e permanecer em 99,5F para gansinhos. A umidade relativa do ar deve manter-se em 50-55% nos primeiros 27 dias e, em seguida, aumentar para 75% nos dias 27-30 para gansinhos.
  • Para gansinhos, nos dias 4 a 27 os ovos devem ser deixados esfriar por 15 minutos diariamente e ser pulverizados com água morna.
Assim que os filhotes tiverem começado a quebrar as cascas, deixe os patinhos ou gansinhos na incubadora até terem secado completamente, então mude-os para um ninho e deixe as ninhadas juntas.

Se você quiser deixar a mamãe pato sentar sobre os ovos para chocá-los, precisará se assegurar de que ela tem os ovos mais frescos no ninho, datando-os todos os dias com um lápis, até ela começar a chocar. Remova os ovos mais antigos, deixando apenas a quantidade de novos patos que você gostaria que saíssem dos ovos. A mamãe pato deve ser deixada construir seu próprio ninho. Mantenha as pessoas e outros animais longe do ninho em todos os momentos. O ninho deve ser deixado em paz em todos os momentos, inclusive quando a galinha sai para comer e beber.

As mamães ganso também podem ser deixadas chocar seus ovos. Mas se você quer ou precisa de ovos de ganso durante esse tempo, pode ser sábio deixar outra ave tal como uma galinha, pata ou perua chocar por ela, uma vez ela vai sair deixando ovos depois que teminar de chocar sua ninhada. Galinhas chocas podem lidar com quatro a seis ovos de ganso, patas chocas podem lidar com oito a 10 ovos de ganso, e peruas chocas podem lidar com 10 a 14 ovos de ganso.

Estas dicas devem auxiliar você a chocar ovos. Tenha certeza de seguir cuidadosamente estas instruções porque as temperaturas variam para ovos de ganso em incubação. Lembre-se, antes de chocar ovos de patos e de gansos, assegure-se de que você sabe cuidar de patinhos e gansinhos.