Como construir uma casa de cachorro

Construir uma casa de cachorro fornece a ele um abrigo ao ar livre. A casa providencia sombra no verão, proteção contra a chuva ou neve durante o tempo ruim e simplesmente um local para o seu cão relaxar em qualquer época do ano. Antes de tentar construir uma casa de cachorro, você deve considerar um número de fatores, incluindo os seguintes:

  • Tamanho do cão.
  • Propósito da casa de cachorro.
  • Restrições de espaço.
  • Localização da casa de cachorro.
  • Clima do local.
  • Orçamento do projeto.

Todos estes fatores são importantes porque eles irão ajudá-lo a determinar o tamanho da casa de cachorro que você irá construir, os materiais que irá usar na construção e outras considerações tais como a disposição da casa de cachorro depois de construída. Depois que você tomar todas estas decisões, é hora de começar seu projeto.  

Mesmo que você nunca tenha completado um projeto desta natureza, com algumas simples direções e um pouco de conhecimento sobre o trabalho com madeira você pode construir sua própria casa de cachorro para o seu companheiro canino. Os seguintes passos irão guiá-lo através do processo de construção de uma casa de cachorro. 

  1. Planejar o seu projeto é o primeiro passo no processo de desenho. Você já considerou um número de fatores que irão ajudá-lo a determinar o tamanho, forma e materiais que quer usar no seu projeto. Você pode usar esta informação para mapear o seu projeto em termos de dimensões. Quando você treina um cão a ficar numa gaiola, é recomendável que use uma gaiola que tenha apenas tamanho suficiente para que o cão fique de pé, se vire e deite, mas uma casa de cachorro deve ser consideravelmente maior do que isto porque uma casa de cachorro é usada tanto para abrigo como para recreação do cão. Considere selecionar um tamanho de gaiola apropriado para adestramento do seu cão e ir aumentando estas medidas levemente para dar ao cão mais espaço para descansar. O tamanho da casa de cachorro que você construir deve ser grande o suficiente para acomodar seu cão no tamanho adulto. Se seu cão é um filhote pode ser melhor esperar até que ele cresça ou construir a casa de cachorro para acomodar o tamanho máximo atingido pela raça do cão.
  2. Assim que você determinar as dimensões da sua casa de cachorro, é hora de começar a construção. Na maioria dos casos, a madeira é um material apropriado para uma casa de cachorro e para os propósitos deste artigo nós presumimos que a casa de cachorro será construída com madeira.
  3. Estrutura do piso: a estrutura do piso pode ser construída por pedaços de 2x4 de madeira autoclavada. As peças serão medidas e cortadas para criar uma base do tamanho desejado, e vigas devem ser incluídas quando necessário. Para casas de cachorro maiores isto pode incluir vigas a cada 16 polegadas. Observe que a madeira autoclavada não deve ser utilizada em locais onde o cão possa mastigar a madeira, visto que ela contém químicos que podem ser nocivos para o cão. Qualquer estrutura que não será coberta por uma camada de madeira não tratada não deve utilizar madeira autoclavada. A armação do piso pode então ser coberta com madeira compensada. Uma madeira compensada mais grossa, como, por exemplo, 1/2" de espessura, pode ser necessária para cães maiores, mas uma espessura de 3/8" é aceitável para raças menores.
  4. Estrutura das paredes lateral e traseira: a estrutura para as paredes laterais e a traseira pode ser criada por pedaços de madeira de 2x2 criando uma forma quadrada ou retangular. Novamente, montantes podem ser colocados a cada 16 polegadas ao longo da estrutura se necessário.
  5. Estrutura frontal: a estrutura frontal da casa de cachorro inclui tipicamente a entrada para o cão. Esta estrutura é composta novamente por madeira de 2x2 e pode consistir em uma peça horizontal e dois elementos verticais para formar a entrada. Uma alternativa é substituir esta peça pela estrutura de uma parede lateral e uma das paredes laterais pode servir como entrada.
  6. Reunindo a estrutura: Assim que a estrutura estiver completa, junte ao sistema de piso. Parafusos e pregos de madeira podem ser utilizados para conectar cada elemento ao piso e suportes em forma de L juntamente com parafusos e pregos podem ser utilizados para unir as seções uma à outra.
  7. Vigas do telhado: as vigas do telhado podem ser colocadas a um ângulo de 30° para garantir que a chuva irá correr adequadamente para fora do telhado da casa de cachorro. Estas vigas podem ser entalhadas precisamente para que fiquem firmes no topo das estruturas das paredes.
  8. Tapume: madeira compensada de 3/8" de espessura pode ser utilizada para as paredes e o telhado. O tapume deve ser cortado precisamente para garantir que não haja brechas na estrutura e pode ser pregado diretamente à armação.
  9. Telhado: madeira compensada de 3/8" de espessura também pode ser utilizada para o telhado. Assim como com o tapume, o telhado pode ser pregado diretamente nas vigas do telhado. Apesar de a madeira ser suficiente, telhas ou outros elementos decorativos também podem ser adicionados se desejado.
  10. Terminando a casa de cachorro: a aparência de uma casa de cachorro é principalmente uma questão de preferência pessoal, mas deve-se ter cuidado para garantir que todos os materiais utilizados na pintura ou tratamento da casa não sejam tóxicos para o seu cão. Se você tem alguma dúvida em relação ao conteúdo de uma tinta ou tratamento, entre em contato com especialistas, como um centro de controle de venenos que possa ajudá-lo a determinar se a substância é segura ou não.

Cuidado:

      Telhas podem não ser uma boa idéia se o seu cão gosta de descansar no telhado; elas ficam muito quentes no calor.

Lembre-se:

      A madeira autoclavada é tóxica e não deve ser colocada onde seu cão possa mastigá-la.