Alimentação de Filhotes de Gato: Fórmula, Comida Enlatada e Seca

Alimentar filhotes de gato normalmente não é difícil, a menos que os filhotes não sejam desmamados. Nesse caso, são necessárias medidas especiais para manter a saúde do gatinho forte porque não há um melhor alimento que se aplica a todos os gatinhos. Isso também se aplica a qualquer aspecto da saúde do gato ou filhote.

A nutrição do gato pode significar coisas ligeiramente diferentes para cada gato, mas algumas regras gerais se aplicam.

Alimentando um gatinho desmamado:

  • Para filhotes desmamados, uma pessoa deve começar dando qualquer ração seca comercial de gato, feita especialmente para filhotes. O alimento deve ser levemente umedecido com água. A água fresca também deve ser oferecida em todos os momentos ao cuidar de gatinhos. Os alimentos secos devem ser umedecidos até que o gatinho tenha cerca de 5 a 6 meses de idade. Não umedeça a ração com leite. O leite de vaca pode dar uma diarréia no gato ou filhote e não é saudável para eles.
    Alguns donos de animais querem fazer um gato comer comida enlatada. Isso não deve ser feito até que o gato tenha, no mínimo, seis meses de idade. No entanto, a comida enlatada deve ainda ser completada com a ração para filhotes até que o gato tenha de 12 a 18 meses de idade. A ração para filhotes fornece nutrientes extras que são essenciais para um gato adulto saudável. Além disso, o alimento seco ainda deve ser oferecido, mesmo que o gato coma comida enlatada.
  • O proprietário pode mudar de ração para filhotes a alimentos secos de gato adulto, misturando os dois e gradualmente diminuindo a quantidade de ração para filhotes, até que o gato tenha mudado completamente para o alimento seco de adulto.

Alimentando um gatinho não desmamado:

  • Alimentar um filhote não desmamado é um processo muito diferente. Isso geralmente envolve o cuidado de gatinhos recém-nascidos. O dono deve assumir o trabalho da mãe do filhote. A primeira coisa a fazer é levar o gatinho a um veterinário para um aconselhemanto detalhado de cuidados. Alguns veterinários mantêm uma fórmula especial para filhotes no escritório, e isso deve ser usado para alimentar os filhotes, se disponível. Se não, muitas lojas de animais vendem fórmula para filhotes de gato. O dono deverá também ter uma pequena garrafa - marcada em Centímetros Cúbicos (CCs) - com um bico especial filhotes.
  • A fórmula para filhotes deve estar à temperatura ambiente para a alimentação ideal, e o gatinho e deve receber cerca de 8 ccs da fórmula por cada 28 gramas de peso corporal por dia. Isto sempre deve ser confirmado com um veterinário. O gatinho vai precisar ser alimentado a cada 2 ou 3 horas, se tiver menos de três semanas de idade. Isso significa colocar um despertador no meio da noite. Quando o gatinho tiver três semanas de idade, a alimentação pode ser diminuída para a cada seis a oito horas.
  • O dono pode iniciar, com o conselho de um veterinário, o desmame do gatinho quando ele tem cerca de oito semanas de idade. Pode demorar uma semana ou duas para o gatinho ficar completamente desmamado, mas uma vez que o animal estiver comendo alimentos para filhotes umedecidos, o pior já passou e o dono pode relaxar e desfrutar assistindo o gatinho crescer.